Representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) participam, em Goiânia de segunda (6) até esta sexta-feira (10), dos fóruns do 14º Encontro de Fiscalização e Seminário Sobre Agrotóxicos (Enfisa).
A agência maranhense esteve na coordenação de duas discussões regionais sobre a necessidade de harmonizar os procedimentos de cadastro estadual de agrotóxicos e sobre a Orientação Técnica federal para a fiscalização do comércio interestadual de agrotóxicos e afins.
O Enfisa, que existe desde 2001, representa o maior fórum do país relacionado à fiscalização de agrotóxicos. Reúne órgãos de inspeção estadual, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), bem como câmaras especializadas e conselhos regionais vinculados à agronomia e engenharia.
“Além de ser um fórum de harmonização, o Enfisa tem um aspecto de troca de informações entre os órgãos de fiscalização estadual. Então, é uma excelente oportunidade para dividir experiências e compartilhar inovações”, ressaltou o diretor de Defesa e Inspeção Vegetal, Roberval Raposo Júnior.
Após as reuniões e Discussões Regionais, a coordenadora de Inspeção Vegetal da Aged, Filomena Antonia de Carvalho, que representou a Aged e as agências de defesa agropecuária do Nordeste, conta que foram elaboradas propostas para a padronização, respeitando as particularidades de cada estado, das exigências documentais nas legislações estaduais que regulamentam o cadastro de agrotóxico.
Também foi elaborada uma proposta, já encaminhada ao Mapa, para a normatização do comércio interestadual desses produtos. “O Maranhão já vem se adequando dentro do que vem sendo proposto por esse fórum desde a fundação da Aged. É por isso que somos referência, principalmente, para os estados do Nordeste”, destacou a coordenadora.
Fonesa
Durante o Enfisa, também aconteceu reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) com foco exclusivo na defesa vegetal, na terça-feira (07), com a participação de representantes do serviço estadual oficial de defesa agropecuária de 25 unidades da federação, dentre eles, o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.
Comentários