(PALMAS-TO) - Uma equipe formada por técnicos da Adapec e pelo procurador de justiça do Ministério Público Estadual (MPE), José Omar de Almeida Júnior, vistoriaram nos dias, 12 e 13 de janeiro, as instalações de quatros frigoríficos em Palmas, Porto Nacional e Gurupi. Nesta segunda-feira, 16, a visita dos técnicos da Adapec juntamente ao MPE acontece no frigorífico Assocarne, no município de Araguaína.
Conforme a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), o objetivo das visitas foi acompanhar o andamento das obras estruturais e operacionais dos frigoríficos, após o vencimento do prazo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no último dia 31 de dezembro de 2011, referente à exigência da construção de câmaras frias para resfriamento da carne, e, por isso, solicitaram novo pedido de prorrogação.
No frigorífico Frigocapa, em Palmas, as instalações das duas câmaras estão em estágio avançado, assim como o frigorífico Jatobá, em Porto Nacional. Já o frigorífico Ideal, também em Porto Nacional, teve problemas técnicos com o funcionamento em uma das câmaras. O proprietário foi orientado a procurar a Adapec e o MPE para solicitar novo prazo.
Já em Gurupi, a 243 quilômetros de Palmas, o frigorífico Paulom e Maia foi o único dos vistoriados que conseguiu cumprir todas as exigências do TAC dentro do prazo, e desde o dia 02 de janeiro está entregando no comércio local carne resfriada.
Para o procurador, José Omar de Almeida Júnior, o frigorífico é hoje uma referência para os demais que possui o Selo de Inspeção Estadual. “Este frigorífico cumpriu 100% do TAC e, com isso, quem ganha é o consumidor que passa a consumir um produto de qualidade”, acrescentou.
O inspetor agropecuário da Adapec, Rodrigo Bianchi, explicou que com a câmara fria a carne resfriada sai do frigorífico para os açougues numa condição sanitária considerada ideal, tanto na temperatura quanto na higiene. “A preocupação da Adapec e do Ministério Público é garantir a qualidade do produto que chega aos consumidores”.
Para o empresário Vuilom Rodrigues Maia, 73 anos, proprietário do frigorífico de Gurupi, que não hesitou em investir para cumprir todas as exigências do TAC, valeu a pena. “Não foi fácil realizar todas estas modificações, mas hoje reconheço o trabalho e agradeço a Adapec e ao Ministério Público pela orientação e apoio. Fico feliz quando vejo uma dona de casa indo ao açougue e adquirindo uma carne de qualidade que nós estamos produzindo,” afirmou Vuilom. O frigorífico hoje abate 50 animais por dia, possui duas câmaras frias com capacidade para 40 animais cada uma e atende o mercado de Gurupi.
SIE
No Tocantins, atualmente existem 06 frigoríficos com registro no Selo de Inspeção Estadual (SIE), presentes nos municípios de Araguaína, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Silvanópolis. Em todos eles a Adapec mantém uma equipe de inspeção, que acompanha desde o abate até a entrega do produto.
Comentários