O consultor Paulo Azevedo ressalta o investimento do Governo do Estado no que é o segundo maior edital de cultura do país

(PALMAS-TO) - O lançamento do Profoarte e a realização dos cursos de capacitação para gestores e produtores culturais, até 10 de fevereiro, demonstram o compromisso do Governo do Estado com a classe artística e cultura regional. Tal empenho é notório mesmo para aqueles que visitam pela primeira vez o Tocantins, como o consultor internacional Paulo Azevedo, que ministra o curso à classe artística tocantinense. “O Governo está demonstrando possuir uma visão de vanguarda, tendo o segundo maior edital de cultura do país, investindo cerca de R$ 8 milhões em financiamento de projetos e sem a exigência de contrapartidas que visam à recuperação dos recursos investidos. Observo aqui no Tocantins uma tendência de política para as artes. Temos um Estado novo que já sabe o que quer em termos e cultura”, avalia Azevedo.
Em seu primeiro contato com os produtores e gestores tocantinenses, o consultor destaca que, “é possível observar que aqui existe uma cultura de vanguarda. Os produtores são muito engajados e possuem militância. Observo que há cooperação entre a comunidade artística”, disse.
Sobre o potencial patrimonial apresentada pelo Estado, Azevedo pontua que a questão antropológica é bastante latente e que merece atenção especial dos gestores e artistas. Segundo o consultor, todo esse potencial pode ser globalizado a partir de produções por meios dos mais diferentes suportes artísticos, desde a dança à produção audiovisual.
Quanto ao andamento dos cursos realizados, a impressão do consultor é de que no Estado “há uma comunid- ade artística. A vinda de artistas e produtores de municípios diversos para estes cursos é um dos grandes méritos desse programa. Os resultados estão vindo debaixo pra cima, verticalizando o pensamento coletivo e isso é vanguarda, difícil de se encontrar até mesmo em grande centros culturais”, afirma.

Cursos
O objetivo dos cursos realizados por meio do Profoarte - Programa Estadual de Formação Artística, lançado em dezembro pelo Governo do Estado, é trazer capacitação na elaboração de projetos, estudo de programas culturais e a capacitação de recursos por meio de editais e fundos de órgãos governamentais e instituições do setor privado das esferas: municipal, estadual, federal e internacional.
Ao todo, a Secult disponibiliza 100 vagas aos interessados, divididas em três turmas: duas de Formação de Gestores Culturais, direcionadas para os gestores culturais dos municípios do Tocantins – especialmente, para os municípios que já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura – além de gestores de órgãos estaduais e instituições de finalidade cultural; e a terceira Formação de Produtores Culturais, direcionada para produtores e artistas culturais.
Todos os cursos serão realizados em Palmas, em duas etapas, no período de janeiro a fevereiro de 2012. Os interessados em participar dos cursos podem adquirir mais informações pelo telefone 3218-3302, com Juliane ou Thage. (SECOM-TO / Angélica Mendonça)

Perfil Paulo Azevedo
Paulo Azevedo é consultor, produtor e manager cultural, formado em gestão cultural pela Universitá di Firenze e artes cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Dentre os projetos dos quais participou, destacam-se: ProArt – Coordenador de Programação (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 2006/2008); Fábricas de Cultura - Consultor Interdisciplinar (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2007/2008). Atualmente é assessor e consultor pela América Latina do Progetto Quadro e Leonardo (Fundo Social Europeu).

Cursos
Turma 02: Formação de Gestores Culturais (Gestor 01)
Dias: 01, 02 e 03; 09 e 10 de fevereiro
Horário: das 14 às17h30 e 19h às 23h30
Número de vagas: 30
Local: Teatro e Bolso Memorial Coluna Prestes
Turma 03: Formação de Gestores Culturais (Gestor 02)
Dias: 04, 05 e 06; 11 e 12 de fevereiro
Horário: das 14 às17h30 e 19h às 23h30
Número de vagas: 30
Local: Teatro e Bolso Memorial Coluna Prestes