(PALMAS-TO) - O Governo do Tocantins tem trabalhado no desenvolvimento de alternativas que visem contribuir com a preparação do jovem para o mercado de trabalho. A intenção é garantir que a população tocantinense esteja preparada para ocupar as vagas de emprego que devem surgir durante o processo de desenvolvimento econômico do Estado.
Este ano, o Governo, por meio da Sejuves - Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes, deve oferecer a oportunidade de capacitação para 3,5 mil jovens de várias cidades do Tocantins pelo programa Projovem Trabalhador. De acordo com o secretário da pasta, Olyntho Garcia Neto, o montante de R$ 8 milhões já foi garantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Nós iremos começar as atividades ainda este semestre”, explicou.
Segundo o gestor, o Projovem Trabalhador tem a missão de beneficiar jovens de 18 a 29 anos em situação de risco, que ainda não tiveram a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. “Durante seis meses, esses jovens serão capacitados em diversas áreas de conhecimento. Nesse período eles receberão, mensalmente, uma bolsa auxílio no valor de R$ 100”, ressaltou o secretário.
Além dos investimentos em qualificação profissional, Olyntho Neto frisou que o Governo pretende intensificar as ações que visam o fortalecimento do jovem no contexto social. “Um grande programa de incentivo ao empreendedorismo juvenil está em fase final de desenvolvimento. Esse programa deve ser lançado ainda este ano. O objetivo é oferecer, como alternativa para geração de renda, facilidades para que jovens invistam em negócios próprios”, disse ele.
Esse projeto, intitulado inicialmente de Jovem Empreendedor, será implementado em parceria com instituições como Fieto, Fecomércio e Sebrae. “Além disso, com o apoio do Prodivino e da Agência de Fomento, teremos a possibilidade de oferecer linhas de crédito específicas para esses empreendedores”, completou.

Intercâmbio
Dentre os projetos que buscam a qualificação profissional de jovens tocantinenses, Olyntho destacou a “Estação Jovem Campeão”. O gestor esteve recentemente em Belo Horizonte, realizando um intercâmbio com o objetivo de conhecer o Plug Minas, um Centro de Formação e Experimentação Digital desenvolvido pelo governo mineiro com a intenção de propiciar capacitação à juventude. Ele explicou que o Plug Minas é a antiga Febem, que foi reestruturada e atualmente beneficia jovens de 14 a 24 anos com atividades em áreas da cultura digital, artes e empreendedorismo.
Projeto similar já está em fase de desenvolvimento e o Governo deve trabalhar para realizar a captação do recurso necessário para o financiamento. “O projeto mineiro é modelo para o país. Nossa intenção é montar estruturas idênticas em várias cidades do Estado, mas a unidade piloto deve ser implantada em Palmas”, disse Olyntho, ressaltando ainda que esses serão espaços ocupacionais para a juventude tocantinense.