A prefeita de Santa Maria do Tocantins, Helen Ruth (PMDB), informou na tarde dessa terça-feira, 1º, que chegou a dez o número de mortos no desabamento da gruta no município conhecido como Casa da Pedra, que recebia uma celebração do Dia de Todos os Santos, tradição há mais de 50 anos na cidade. Ao todo cerca de 50 pessoas estavam no local no momento da tragédia. Dos mortos, eram duas crianças e oito adultos, um deles organizador do evento. Essas vítimas são de Santa Maria, Pedro Afonso e Itacajá.
Helen Ruth também informou que todas as pessoas já foram retiradas e direcionadas para unidades de saúde mais próximas. A prefeita explicou que a missa acontece fora do local e só algumas pessoas entram na gruta para rezar e acender velas. A gruta fica numa região conhecida como Casa de Pedra, a cerca de 10 quilômetros da cidade.
Abalada, Helen Ruth revelou que a Prefeitura de Santa Maria do Tocantins vai decretar luto de três dias no município. "Estou tão desnorteada, não sei o que falar. Sinto muito pela perda de cada família. O sentimento é de muito pesar e cumplicidade. Estou à disposição, dando suporte às famílias. Sou solidária ao sentimento de cada um e a cidade inteira está de luto. Foi algo imprevisto e inesperado. Uma missa que acontece uma vez por ano", desabafou a gestora.
Sesau
Cinco vítimas do desabamento deram entrada no Hospital Regional de Pedro Afonso (HRP). Todas estáveis. Duas pessoas tiveram fratura exposta e foram encaminhadas para o Hospital Geral de Palmas e uma unidade privada da capital. A informação é da Secretaria da Saúde (Sesau), que confirmou a ocorrência de dez óbitos.
O governo do Tocantins informou que o helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi enviado ao local com uma equipe especializada em estruturas colapsadas. Os agentes realizaram buscas para saber se havia ou não mais vítimas.
Luto no Tocantins
Em nota, o governador Marcelo Miranda (PMDB) lamentou "profundamente" o acidente. A assessoria de Marcelo afirmou que "tão logo teve conhecimento do desabamento, o governador determinou as ações de socorro às vítimas, para garantir um atendimento rápido e eficiente". Ele decretou luto oficial de três dias no Estado.
Confira a íntegra das notas:
"NOTA
O governador Marcelo Miranda lamenta profundamente o episódio do desabamento de uma gruta (conhecida como Casa de Pedra), município de Santa Maria, ocorrido nesta terça-feira, 1º de novembro, ocasionando a morte de dez pessoas e ferindo outras. Na ocasião, essas pessoas participavam de um evento religioso.
Tão logo teve conhecimento do desabamento, o governador determinou as ações de socorro às vítimas, para garantir um atendimento rápido e eficiente.
O governador Marcelo Miranda externa sua solidariedade a todas as famílias atingidas pela tragédia e decreta luto oficial por três dias.
Assessoria de Imprensa do Governador do Estado"
"Governo do Tocantins
Nota à Imprensa
A Secretaria de Estado da Saúde informa que até às 16 horas desta terça-feira, 31, deram entrada no Hospital Regional de Pedro Afonso (HRP) cinco vítimas de um desabamento ocorrido em gruta no município de Santa Maria, região de Pedro Afonso. As vítimas estão estáveis e recebendo atendimento adequado.
Outras duas vítimas que tiveram fratura exposta foram encaminhadas para o Hospital Geral de Palmas (HGP) e para unidade privada da Capital. O HGP continua com equipe a postos, aptas em colocar em prática o Plano para Atendimento a Múltiplas Vítimas. Dez pessoas morreram no local.
O Helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi enviado ao local, transportando as equipes especializadas em estruturas colapsadas. Eles realizaram buscas pra saber se havia ou não mais vítimas.
O desabamento ocorreu numa gruta no município de Santa Maria. Um grupo de religiosos participava de uma celebração tradicional, realizada sempre no Dia de Todos os Santos na gruta conhecida como Casa de Pedra, quando parte do local ruiu.
Palmas, 1 de novembro de 2016. "
"PREFEITURA DE SANTA MARIA DO TOCANTINS
NOTA DE PESAR
A Prefeita de Santa Maria do Tocantins, com muita dor e pesar, lamenta o trágico acidente ocorrido na "Gruta Casa de Pedra", região de São João, Município de Santa Maria do Tocantins, onde fieis encontravam-se em orações e agradecimento, o qual custou à vida de 10(dez) pessoas. Se une às famílias e amigos dos falecidos, pedindo a Deus que os conforte nesse momento difícil e de extrema dor.
Estendemos os nossos mais sinceros votos para a completa e rápida recuperação de todos os feridos, colocamo-nos solidariamente a disposição para qualquer ajuda necessária. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias das vítimas e todo o povo de Santa Maria do Tocantins.
Santa Maria do Tocantins, 1 de novembro de 2016.
Helen Ruth de Freitas Souza
Prefeita Municipal"
Comentários