(PALMAS-TO) - A ação que contem quase 20 mil assinaturas, recolhidas em quase todos os municípios tocantinenses, contra o aumento da tarifa de energia elétrica deve ser protocolada nesta quinta-feira, 17, na Justiça Federal.
A interpelação judicial contra o aumento foi provocada pelo deputado estadual Eli Borges (PMDB) que estará a frente da manifestação. Conforme informações do gabinete do deputado, Eli busca, dentre outras coisas, explicações técnicas junto a Aneel que justifiquem o alto custo tarifa no Tocantins, uma vez que o Estado é produtor e distribuidor de energia.
Segundo o chefe de gabinete, Milton Gomes da Silva, o objetivo é fazer com que a tarifa seja reduzida para níveis que sejam compatíveis com a realidade do tocantinense. “A energia do Tocantins é a segunda mais cara do país, perdendo apenas para o estado de Minas Gerais. Queremos que a tarifa seja reduzida para níveis compatíveis com a realidade. O estado precisa ser industrializado e o alto da energia inviabiliza”, destacou o assessor.
Antes do protocolo que deve ocorrer por volta das 9 horas, os manifestantes farão uma mobilização para chamar atenção para da sociedade. A concentrarão será no estacionamento do Banco do Brasil da Avenida Teotônio Segurado e segundo Gomes a expectativa é que cerca de 500 pessoas participem.
Outras ações
A luta pela redução da tarifa de energia no Tocantins tem contato com outras frentes de atuação. Recentemente, também por meio de requerimento do deputado Eli Borges, foi realizada na Assembléia Legislativa uma audiência pública com a participação de representantes de órgãos estaduais e federais.
Comentários