(Gurupi-TO) - Uma grande conquista da classe artística de Gurupi, em especial dos produtores literários na cidade, será consolidada neste sábado, 11 com a inauguração da sede da Academia Gurupiense de Letras (AGL). O evento começa às 19 horas, sendo que a sede da AGL está localizada na Avenida Paraíba, entre as ruas 4 e 5, no centro de Gurupi.
Sobre os projetos que da AGL no decorrer deste ano, o presidente da AGL, José Maciel de Brito destaca a realização do Festival Adão Ferreira de Poesia Falada, com a posterior publicação de uma antologia com os melhores trabalhos selecionados. Também estão no plano de ação da diretoria da AGL, gestões junto à Reitoria do Centro Universitário Unirg, para que seja adotada, nos exames do vestibular, uma obra de autor de Gurupi de forma permanente.
“Temos muitos talentos literários em Gurupi e que precisam ser valorizados, principalmente, pelas instituições educacionais existentes na cidade”, enfatizou o presidente da AGL.
Trajetória
A Academia Gurupiense de Letras é a mais antiga instituição do gênero no interior tocantinense. Reconhecida como sendo de Utilidade Pública Municipal, a AGL foi fundada em 30 de novembro de 1999 por iniciativa dos escritores Zacarias Martins e Gilberto Correia da Silva. É uma entidade cultural, sem fins lucrativos, de caráter predominantemente literário, criada com o objetivo de congregar pessoas amantes das letras e intelectuais de todas as vertentes, bem como, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária. Possui 40 cadeiras para os membros efetivos, das quais, 26 estão ocupadas. Também conta com o quadro de membros correspondentes, destinado a escritores que residem em outras localidades do Estado, do Brasil ou até mesmo do exterior. (Ascom/AGL)
Comentários