Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2017, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), em parceria com outras instituições, deram início às ações educativas para alertar a população sobre os cuidados a serem tomados no trânsito como forma de contribuir para a redução de acidentes. Entre elas, a simulação de um acidente que chamou a atenção de quem passava pelo local.
A simulação de acidente, no cruzamento da Avenida Santos Dumont com a Rua F, envolveu um carro de passeio e uma motocicleta. Na apresentação, a comunidade teve a oportunidade de ver como atuam as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
"Nesta simulação, vimos que o condutor do automóvel não utilizava o cinto de segurança e a motociclista não estaria com a trava do capacete fechada, que são situações comuns nas ocorrências que atendemos aqui em Araguaína", explicou Sanicler Silva, técnico socorrista do SAMU.
Muitas pessoas se aglomeraram para ver o que acontecia e, à medida que a situação se desenrolava, receberam orientações sobre os procedimentos em caso de acidentes, como não movimentar as vítimas. O idoso Hilário Araújo, acadêmico da UMA//UFT, assistiu à simulação até o final. "O trânsito de Araguaína é muito difícil, é preciso ter o máximo de cuidado para evitar acidentes", comentou.
Colaboração de todos
A solenidade de abertura da SNT aconteceu no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e ainda contou com uma apresentação de dança da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT).
O superintendente da ASTT, Sheldon Sá, destacou a grande frota de veículos automotores existentes em Araguaína, cerca de 110 mil, número que é diariamente ampliado em cerca de 20% por veículos visitantes e, para que todos possam trafegar com segurança é importante que haja a colaboração de todos.
"Nosso trânsito mata como uma epidemia, precisamos unir forças para reduzir os números alarmantes de acidentes", ressaltou.
Palestras educativas
Durante toda a semana haverá palestras educativas em doze escolas, nos turnos matutino e vespertino. Na manhã de sexta-feira, 22, a partir das 8 horas, haverá blitz educativa com a entrega de adesivos e panfletos aos condutores em frente ao 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Além das equipes da ASTT e Detran, são parceiras do evento: Polícia Militar (PM), Vigilância em Epidemiologia, Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), Núcleo de Educação em Urgências (NEU), Liga Araguainense do Trauma de Enfermagem do Centro Universitário Itpac (LATE) e Corpo de Bombeiros.
Programação
Dia 18 (segunda-feira) / ENCERRADA
8h - Abertura Semana Nacional do Trânsito Araguaína;
9h - Simulação de acidente;
13h - Palestra educativa (Escola Municipal Meu Castelinho, Rua 33, s/n - Setor Oeste);
15h - Palestra educativa (Escola Municipal Olavo Bilac, Avenida Flor de Lis, s/n - Jardim das Palmeiras).
Dia 19 (terça-feira) / ENCERRADA
7 às 13h - Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal Moderna, Rua Rodoviária, nº81- Setor Barros);
8 às 14h - Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal Zeca Barros, Rua Cantinho do Vovô, nº473 - Vila Santiago);
9 às 15h - Ciclo de palestras educativas (Escola Paroquial Luiz Augusto, Rua Humberto de Campos, nº 527 - Bairro São João).
Dia 20 (quarta-feira)
7 às 13h Ciclo de palestras educativas (Escola Joaquim Sabino, Setor Lago Azul);
9 às 15h - Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal Manoel Lira, Rua 30, s/nº - Nova Araguaína);
10h - Palestra educativa (Escola Estadual Sancha Ferreira, Rua Barbacena, nº148 - Tecnorte).
Dia 21 (quinta-feira)
7 às 13h - Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal Léia Raquel Dias Mota. Rua Butiá, s/nº - Vila Ribeiro);
9 às 15h - Ciclo de palestras educativas (Escola Municipal José Ferreira, Rua Camargo de Ferraz, s/nº - Céu Azul).
Dia 22 (sexta-feira)
8h - Blitz Educativa nas proximidades do 2º BPM;
13h - Palestra educativa (Escola Cesar Belmino, Av. Brasil, s/nº - Setor Tereza Hilário);
15h - Palestra educativa (Escola Tereza Hilário, Rua do Colégio, nº156 - Setor Raizal).
Comentários