O servente de pedreiro Rodrigo da Luz Silva Oliveira disse que trabalha melhor por saber que a obra é de uma escola de tempo integral. "É um prazer trabalhar em uma obra que eu sei que vai ajudar muita gente no futuro"

(PALMAS-TO) - O servente de pedreiro Rodrigo da Luz Silva Oliveira trabalha duro, mas animado com a construção de uma escola de tempo integral em Palmas. "Quem sabe no futuro minha filha não venha estudar aqui.", disse ele, que é pai de uma criança de três anos e um dos 100 trabalhadores nas obras de construção de mais uma escola estadual de tempo integral, desta vez localizada na Quadra 206 Norte, em Palmas. Os operários trabalham firmemente para cumprir o cronograma e, como cidadãos, também esperam ver a escola pronta para que mais crianças e jovens sejam atendidos pelo sistema de ensino integral no Tocantins.
As obras de mais uma escola estadual de tempo integral construída pelo governo do Estado chamam a atenção de quem passa pela avenida LO-04, em frente ao canteiro de obras, e também de quem trabalha. Para Rodrigo, fazer parte de um grupo de trabalhadores que constrói uma escola é um incentivo a mais para o esforço diário. "Anima mais. Eu trabalho melhor por este motivo", disse.
Para o pedreiro José Erisvan de Araújo, mesmo com o trabalho árduo e em um calor de quase 40oC, o resultado valerá a pena. "Para mim é um prazer trabalhar em uma obra que eu sei que vai ajudar muita gente no futuro. É uma honra para todo mundo", disse, orgulho.
O terreno possui uma área de 20.630 m², com quase 10 mil m² de área construída, conforme o mestre geral de obras Sebastião Ferreira da Silva. Segundo ele, as obras estão transcorrendo dentro do cronograma que prevê a conclusão para o final do mês de junho de 2014. "Nós já estamos com cerca de 25% a 30% da obra concluída. Até o período chuvoso a parte de infraestrutura e supraestrutura já estarão concluídas para iniciarmos a parte de dentro, o acabamento", explicou.

A escola
A nova escola terá capacidade para atender 1.500 alunos do ensino fundamental e médio. Recebendo investimentos na casa dos R$ 10 milhões, depois de terminada a escola contará com uma estrutura de grande porte, com amplo auditório, bloco de salas de aula interligado ao refeitório, ginásio poliesportivo, quadra coberta, piscina, campo e futebol, entre outros setores.
Além desta escola, Palmas já conta com o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), o Centro de Ensino Médio de Palmas - unidades do Colégio da Polícia Militar, o Colégio Estadual Augusto dos Anjos, o Colégio Estadual Rachel de Queiroz e a Escola Estadual Rural Entre Rios, em Buritirana. Em todas essas unidades de ensino da rede estadual o atendimento aos estudantes é sistema de ensino integral.
Em todo o Tocantins, mais de 100 mil crianças e jovens são atendidos em tempo integral através de escolas e programas.