(Araguaína-TO) - Os preparativos para a 46ª Exposição Agropecuária de Araguaína - EXPOARA 2014 estão na reta final. Os estandes da feira, que acontece de 5 a 15 de junho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, estão quase todos prontos e o parque de diversões e a área de shows já estão com a estrutura praticamente concluída. Quem frequenta a exposição muitas vezes não imagina o trabalho dos operários, funcionários da limpeza, cozinheiras de restaurante, entre outros, para deixar tudo em ordem. Nos bastidores os operários trabalham duro para entregar tudo no prazo e dentro dos padrões de qualidade exigidos pelas empresas.
O que mais se escuta no parque são serras elétricas e marteladas em sincronia com o vaivém das pessoas. Paulo Henrique Santos é de uma empresa de estandes de Araguaína e se divide para montar uma unidade. Sem tempo para parar e atender a reportagem, ele foi respondendo as perguntas enquanto encaixava as placas do estande. "Nós levamos seis dias para concluir a montagem desses estandes em seis pessoas", relatou. A única coisa que pode atrapalhar, segundo ele, é a chuva. "Mas se o tempo continuar assim, aumentamos a equipe para poder concluir a entrega no prazo determinado", explicou.
Mas não basta apenas montar, é preciso deixá-los todos bem limpos, aí entra em ação a faxineira Laurinda Lima, responsável pela limpeza de 15 estandes.
Trabalho pesado também para o pessoal da limpeza contratada pelo SRA para manter tudo em ordem no Parque Dair José Lourenço. Segundo o faxineiro Evangelista Mourão, são 25 funcionários cuidando da limpeza do parque. "Depois que começar a exposição a equipe será aumentada para 40 pessoas. Somente em uma tarde a minha equipe com 4 pessoas recolheu 100 kg de lixo reciclável", enfatizou.
Já o funcionário Francisco Pinto espalha a palha de arroz pela baia para formar a cama dos touros e vacas que participarão dos leilões e dos campeonatos. "Colocamos 50 fardos por baia e elas precisam ser trocadas a cada 4 dias. Cada fardo possui 35 kg", revelou. Ele destacou que para os cavalos o material precisa ser outro. "Para os cavalos não pode ser palha de arroz, senão eles ficam comendo. Colocamos cepilho para formar a cama deles", explicou.

Alimentação e diversão
Para alimentar parte dos funcionários que trabalha no parque, a gerente de um dos restaurantes do parque, Maria de Lourdes, conta que tem comercializado 20 refeições no almoço e outras 20 durante a noite. "Durante o período de exposição esse número chega a 80 no almoço e outros 80 no jantar", explica. "São sete funcionários trabalhando no restaurante", destacou.
O parque de diversões será composto de 18 brinquedos, como a tradicional roda-gigante e outras opções. O operador de equipamentos Paulo Sérgio Faria de Souza destacou que a novidade será a localização dos brinquedos. "Este ano a visibilidade dos brinquedos será maior", destacou Faria. Ele adiantou que as manutenções serão feitas diariamente. "Os equipamentos possuem um dispositivo que se faltar energia elétrica, trava para não ter perigo de soltar a pessoa", explicou.
A nova área de shows e rodeio também está quase pronta. O palco está em fase final de conclusão e a área de camarotes está sendo montada. "O público pode esperar uma grande e bonita estrutura", falou o produtor dos shows e rodeio, Wagner Mandala. A capacidade da nova área será de 17.000 pessoas em pé, 3,5 mil nas arquibancadas e mais 700 nos camarotes.
Ao todo serão 120 expositores.  O SRA espera um público de 250 mil visitantes. No ano passado a exposição movimentou mais de R$ 40 milhões.