(Araguaína-TO) - Produtores rurais da região Norte do Estado, bem como estudantes e profissionais do setor leiteiro, participam desde essa quinta-feira, 8, até sábado, 10, da 4ª edição do Amazônia Leite, em Araguaína. O Simpósio é realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e é uma realização do Sebrae e da Universidade Federal do Tocantins. A programação começa às 8 horas e segue até às 16 horas nesta sexta e sábado.
Segundo a assessoria de imprensa do Sebrae, a programação de cunho teórico conta com nove palestras de pesquisadores renomados neste segmento no Brasil e no mundo e, sem dúvida, uma oportunidade dos produtores rurais da cadeia produtiva do leite, que representam 70% do público do evento, trocarem experiências que vão se transformar em resultados, conforme explica o gestor do projeto Pecuária de Leite do Núcleo Regional Norte do Sebrae, Francisco Alexandre: “eles vão estar frente a frente com gente de muito conhecimento e disposta a ensinar. São ensinamentos do que há de melhor no mundo que chegaram até esses produtores por meio deste evento”.
O cenário do setor leiteiro, alimentação do rebanho e as perspectivas do mercado lácteo são o foco das palestras do Simpósio Amazônia Leite que, nesse aspecto, vão abordar desde dietas para vacas leiteiras até a difusão de tecnologias para esta cadeia produtiva. “Apesar do evento ter proporções regionais é importante que o produtor esteja antenado com o que acontece com todo o setor para que possa se tornar competitivo, uma vez que nosso objetivo é promover o desenvolvimento e a modernização da cadeia leiteira”, reforçou Alexandre.
Produção no Norte
O Núcleo Regional Norte atende pelo menos 120 produtores rurais no Programa Balde Cheio. Através de palestras e demonstrações práticas, permite ao produtor ter contato com a tecnologia para a cadeia produtiva do leite.
As ações do Sebrae voltadas para o setor leiteiro no Norte do Estado alcançam 15 municípios. Juntos, eles são responsáveis por uma produção média de 170 mil litros de leite por dia, conforme dados do Núcleo Regional Norte.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14551
Comentários