O ex-governador Siqueira Campos (sem partido) recebeu a visita do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), e de cinco vereadores, que convidaram-no para participar das festividades do 59º aniversário do município e também para que receba o Título de Cidadão Gurupiense. A homenagem deve ser entregue no dia 9, às 15 horas, na Câmara.
A entrega do título de Cidadão Gurupiense foi reapresentada em requerimento do vereador André Caixeta (PSB), mas a homenagem já foi aprovada e está garantida na Lei 777 de 1989. Ou seja, a honraria era para ter sido entregue há 28 anos, mas um impasse entre o ex-governador Siqueira Campos e o então prefeito João Cruz travou a solenidade, segundo contou ao CT o ex-vereador Jonas Barros.
Título concedido em 1989
Mesmo adversários em 1989, o título de Cidadão Gurupiense a Siqueira Campos passou pela Câmara de Gurupi porque o então governador autorizou a compra de material para construção da pista de pouso do aeroporto Jacinto Nunes após solicitação direta de João Cruz, explicou Jonas Barros, que na época era chefe de gabinete da prefeitura.
Apesar da aprovação, um impasse fez com que João Cruz pedisse que a Câmara de Gurupi segurasse a entrega do título. O então prefeito tinha planos para disputar o governo do Estado e para isto decidiu "acumular dinheiro" por oito meses para solucionar os problemas de Gurupi "a toque de caixa" para demonstrar um "choque de gestão" e angariar popularidade, conta Jonas Barros.
Só que neste período em que as ações do município foram paralisadas visando a economia de recursos, Siqueira Campos começou a agir em Gurupi, disponibilizando máquinas do Estado, limpando terrenos baldios, trocando lâmpadas, isto sem consultar o Paço. "João Cruz ficou magoado e pediu para os vereadores não entregar o título", afirma Jonas Barros.
Apesar do impasse, Siqueira Campos e João Cruz acabaram se aliando posteriormente. Sobre a homenagem nunca ter sido entregue em outras legislaturas da Câmara de Gurupi, Jonas Barros avalia que o Título de Cidadão Gurupiense ao ex-governador deve ter "passado despercebido".
Visita
Além de Laurez Moreira e André Caixera, também estiveram com o ex-governador na segunda-feira, 30, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PSB), e os vereadores Valdônio Rodrigues (PSB), que preside a Câmara, Marilis Fernandes (PDT), José Pereira (Pros), Cesário Ciel (DEM) e Ivanilson Marinho (PMDB).
Siqueira Campos disse que se sentiu lisonjeado por ser agraciado com o título. "Para mim é um orgulho muito grande. A população de Gurupi me honra com essa homenagem e eu me sinto na obrigação de receber esse título e abraçar os amigos", agradeceu o ex-governador, confirmando a presença na solenidade prevista para acontecer na próxima semana.
Laurez Moreira exaltou o protagonismo do ex-governador na construção do Tocantins. "Homenagear o companheiro Siqueira Campos é um orgulho para mim. Falar dele é descrever o progresso do nosso Estado. É justa essa homenagem por tudo que ele representa para o Tocantins e para nossa tão amada Gurupi, uma honra para nós", comentou o prefeito.
"É um sentimento de felicidade em poder, juntamente com os demais vereadores, entregar esse título a essa história viva e criado do Estado do Tocantins, que contribuiu muito para todo o Estado e para nossa Gurupi", afirmou o vereador André Caixeta, autor do requerimento que garantiu a homenagem ao ex-governador Siqueira Campos. (Com informações da assessoria)
Comentários