O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) registrou 89 praias do Estado, em 2016, em seu sistema. Segundo o órgão, 62 estão licenciadas em 52 municípios. Outras 4 praias, em 3 municípios — Aguiarnópolis, Jaú do Tocantins e Novo Acordo — ainda estão com processo em andamento, mas 24 praias de 21 cidades — isto é, 26,9% do total — ainda não deram entrada no procedimento junto ao instituto.
O balanço foi apresentado nessa segunda-feira, 11, pela Gerência de Análise e Licenciamento Ambiental do Naturatins. A gerente de Análise e Licenciamento Ambiental do órgão, Larissa Cintra, explicou o porquê de algumas praias ainda não terem buscado suas licenças. Segundo ela, são vários os motivos, como a não realização de temporada oficial, nestes locais, neste ano. “O funcionamento de qualquer estrutura nestes locais ou entorno, não está licenciado até o momento, não está permitido, então, o interessado deve entrar em contato com o Naturatins”, recomendou.
Das 24 praias sem licenças, 13 são permanentes e outras 11 são as temporárias que não ocorrem em algumas temporadas.
As equipes de fiscalização acompanharão o funcionamento das praias, mas contam com o apoio da comunidade. Para informar irregularidades ou crime ambiental, use o canal sigiloso e gratuito do Naturatins, ligue Linha Verde 0800 63 1155.  (Com informações da Ascom Naturatins)