O 27º Rally dos Sertões, maior das Américas e o segundo maior do mundo, está chegando ao Tocantins. Depois de largar no sábado (24) de Campo Grande (MS), a competição passou por Costa Rica (MS), Barra dos Garças (MT) e São Miguel do Araguaia (GO), de onde seguirá rumo ao município de Porto Nacional (TO) nesta quarta-feira (28).
No dia seguinte, quinta-feira (29), a cidade de São Félix do Tocantins – coração do Jalapão – receberá o acampamento do evento, que se despedirá do estado no dia 30, com destino ao Piauí. 
O Rally dos Sertões 2019 conta com 302 competidores, divididos entre 187 veículos, sendo 60 carros (43 na categoria cross-country e 17 na categoria regularidade), 66 motos, 55 UTVs e 6 quadriciclos. No total, serão percorridos 4.900 quilômetros até o Ceará, com chegada em Aquiraz no dia 01 de setembro. De trechos cronometrados – nos quais os competidores aceleram fundo na busca do menor tempo – serão 2.860 quilômetros (60% do percurso). 
Além de toda a aventura e o desafio que envolve o Rally dos Sertões, existem outras atividades que chamam a atenção e evidenciam a importância deste evento para o Brasil, como as ações sociais desenvolvidas pela organização e também por algumas equipes, a exemplo da Ello Racing que, para essa edição, criou o Projeto Chico Brasil. 
O piloto Salvio Costa e o navegador Eduardo Alexandre da Silva lideram essa ação que percorrerá todo o roteiro do Rally dos Sertões e visitará as comunidades carentes e algumas escolas da região juntamente com a SAS – ação social do Rally dos Sertões –, que desempenha diversas atividades e programas nas áreas de educação e alfabetização, saúde, meio ambiente, cultura e inclusão social, respeitando as vocações das comunidades e o potencial dos habitantes. 
De acordo com responsável pela gestão e operação da Chico Brasil e gerente da Chico Hight Intelligence (principal parceira da Ello neste projeto), Douglas Leite, a Ello Racing doará cerca de 1.600 brinquedos, além de levar alegria, música e cultura as crianças. 
“Será uma experiência incrível para nós, pois trocaremos conhecimento com todos os envolvidos. Teremos importantes lições ao longo desses dias. Em todos os lugares que passarmos, buscaremos conexão para fazer projetos futuros. Temos como parceira a Alpha Lumen, por isso, tentaremos firmar algum acordo para desenvolver novas ações sociais. Este é um dos motivos de nossa viagem”, completou. 

Competição 
No total, serão disputadas oito etapas no Rally dos Sertões 2019 – sendo a quinta e sexta etapas em solo tocantinense. Ainda está programada para o Tocantins a maior especial desta edição: entre São Félix do Tocantins (TO) e Bom Jesus (PI), serão 540 quilômetros de trecho especial, que passarão pelo Jalapão. 
“Para nós do rally, este é o mítico Deserto do Jalapão. É uma região que oferece um certame muito técnico devido as dificuldades do terreno (erosões e areia), calor, além do tempo longo de prova que exige muita concentração e resistência física e psicológica. É sempre o maior desafio de todos para nós! Entrar e sair do Jalapão, independente do resultado, é uma grande vitória para os participantes”, encerrou o piloto Salvio.