(Divinopólis-TO) - A noite da última quarta-feira, dia 29, foi movimentada no município de Divinópolis, a 125 km de Palmas, com a 14ª Expoagro. O evento teve início no último dia 25, e segue até dia 1º de junho no Parque de Exposições Agropecuárias da cidade, com vasta programação. O evento faz parte das 42 exposições realizadas pelos sindicatos rurais que recebem neste ano, o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seagro - Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, tendo em vista sua importância para o fortalecimento do Agronegócio no Tocantins. A programação divulgada oferece atrações diversificadas como shows, além das exposições de animais e maquinários agrícolas. A cavalgada, que é tradição, reuniu este ano mais de nove mil pessoas entre autoridades, diversos produtores e cavaleiros de municípios vizinhos, passando pelas principais avenidas da cidade, Divino Luiz Costa e Codespar.
Em 2012, participaram do evento aproximadamente 25 mil pessoas, já em 2013, até o momento, a média de público teve um aumento em mais de 20% durante todos os dias da festa. O padre Florisvane Maurício da Glória, prefeito de Divinópolis, tem visto a feira como uma grande oportunidade do produtor e empresário investir em compras de máquinas e veículos próprios para o agronegócio, e também mostrar o forte da região que é a pecuária. Para ele, cidades vizinhas também estão tendo a oportunidade de trazer seu gado para exposição. “É uma oportunidade de se obter um movimento de integração entre a prefeitura, sindicatos e municípios. Toda a nossa ajuda pedida ao governo foi atendida, como a recuperação das estradas vicinais. A facilitação e a parceria do governo em investir para o acesso das pessoas à cidade e a infraestrutura do local, foi de suma importância”, afirma ainda o prefeito.
Empresário há oito anos, Lucas Colombo, da cidade de Paraíso do Tocantins está no ramo de roçadeiras para lavouras e pecuárias. Ele participa da Feira de Divinópolis há quatro anos e pra ele tem sido uma grande oportunidade de divulgar sua empresa, que já dobrou as vendas, aumentando o lucro em mais de 50%.
A empresária Marta Fernandes de Oliveira, também de Paraíso, é nova no ramo, sua empresa tem apenas um ano, mais já admite que o fato de ser mulher e empresária não intimidou as vendas de tratores e colheitadeiras. Ela tem conseguido mostrar qualidade e a Feira tem dado esse suporte. Para ela, o mercado está extremamente aquecido e tem mudado muito de dois anos pra cá. “Tenho tido sucesso nas vendas, em quase 100%. De pecuarista, já estou entrando no ramo de lavorista. O ritmo está acelerado”, afirma a produtora.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Divinópolis, Cláudio Bittencourt de Brito, este ano, em comparação ao que foi visto na Exposição realizada no ano passado, deve percorrer pela feira, incluindo a cavalgada, cerca de 30 mil pessoas. Foram representados entre máquinas, veículos, equipamento e gado, em média 15 expositores. “O investimento do governo tem sido muito importante principalmente para as cidades dos interiores, pois é o evento mais aguardado do ano. Esta cooperação do Estado tem ajudado o produtor rural, canalizando investimento para todo o parque, dando a estrutura necessária que eles precisam. Estamos vendo o retorno da sociedade e cidades vizinhas, porque eles têm visto este investimento. Neste ano, a Feira será encerrada com a festa em comemoração ao aniversário do município, no dia 1º de junho. Será uma grande festa!”, afirma ainda o presidente.
Eventos
As feiras agropecuárias já foram realizadas na cidade de Miranorte, Formoso do Araguaia, Colméia e Miracema. Ainda estão acontecendo na cidade de Divinópolis e Arraias.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14717
Comentários