(PALMAS-TO) - A oito dias para a 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) 2014, mais de 70% da estrutura já está concluída. O trabalho de montagem de toda estrutura institucional é coordenado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e executado pela empresa vencedora do processo licitatório, V3 Produções. Já as estruturas individuais das empresas ou instituições parcerias é de responsabilidade de cada uma delas. O evento, considerado o maior do setor na região Amazônica, ocorrerá de 6 a 10 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
A área que está recebendo a estrutura física institucional para a Agrotins deve chegar a 12 mil m²
Com o slogan "A força do Conhecimento", a Agrotins terá como mote principal a Agricultura Familiar e várias atividades serão voltadas a este público, como um pavilhão exclusivo, vitrines tecnológicas, palestras, workshops e dias de campo. Para receber e capacitar produtores, estudantes e técnicos, estão sendo preparadas mais de 400 atrações de órgãos públicos, instituições de pesquisa e de ensino.
A área que está recebendo a estrutura física institucional para a Agrotins deve chegar a 12 mil m². Este total inclui as montagens das estruturas do Pavilhão Central, Pavilhão Institucional, Pavilhão da Irrigação, Pavilhão da Agricultura Familiar, Pavilhão da Agropecuária, Pavilhão da Piscicultura, auditórios, restaurantes e lanchonetes, serviços de utilidade pública, dentre outros.
Ao todo, são 700 mil m² de área, entre estandes, vitrines de grãos e frutas, área com florestas plantadas, além de estacionamento e área de máquinas. Esta edição traz boas novidades para os participantes, como a ampliação em 15 mil m² da área de exposição de máquinas, o que corresponde a um aumento de cerca de 30% em relação ao ano anterior, além da pavimentação dos 9 km da estrada que dá acesso à feira, e a ampliação do estacionamento em aproximadamente 10 mil m², graças a uma parceria com a Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans).

Vistoria
Em visita ao local, o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, acompanhado do secretário executivo, Ruiter Padua, conferiu de perto a estrutura. O titular da pasta observou que as estruturas dos pavilhões estão em fase de finalização, restando praticamente o piso e o fechamento do entorno. "Por ser a maior feira de tecnologia agropecuária da região Amazônica, uma das nossas preocupações é deixar a estrutura pronta com antecedência. Por isso, já acertamos com os expositores e as instituições parcerias para deixar tudo pronto com pelo menos três dias antes do início do evento", afirmou Marzola.
Após visitar o pavilhão da agricultura familiar, segmento que ganha evidência nesta edição, que acontece no Ano Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o secretário comentou que apesar de ser um evento de negócios, o público geral que visitar a Agrotins aproveitará bastante. "Além de palestras, capacitações e vitrines com novidades tecnológicas para o produtor rural, teremos restaurantes e parquinho com brinquedos para crianças. As pessoas poderão saciar a curiosidade em conhecer o contexto da vida do homem do campo e os produtos originados da agricultura familiar", explicou Marzola.
A presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, comentou que são grandes as expectativas para o pavilhão da piscicultura. "Todos os anos o pavilhão da piscicultura tem uma movimentação intensa de pessoas. São restaurantes, capacitações e rodadas de negócios. Então atende tanto o produtor quanto a população em geral", finalizou, comentando que em 2013, a rodada de negócios movimentou cerca de R$ 6 milhões.

Metas
A expectativa do Governo do Estado, por meio da Seagro, é que esta edição da Feira movimente mais de R$ 515 milhões em negócios, ou seja, supere as marcas registradas no ano passado. As previsões também são otimistas em relação aos visitantes e os números também devem ultrapassar a edição de 2013, quando foi registrada a participação de mais de 73 mil pessoas.