(PALMAS-TO) - Mais de 13.500 candidatos realizam neste domingo (03), as provas do Vestibular 2012.2 da Universidade Federal do Tocantins. Para este certame, a UFT está ofertando 1.575 vagas distribuídas pelos Campus de Arraias, Araguaina, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. De acordo com o edital, pela manhã serão realizadas às avaliações de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Redação e Matemática. No período da tarde acontecerão os testes de Física, Química, Biologia, História e Geografia.
De acordo com a Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT, no sábado (02) será realizada a prova de Habilidades Específicas para os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo. Para este Vestibular, na modalidade universal a concorrência geral é de 12,21 para cada uma das 1.101 vagas disponibilizadas pela Universidade. Segundo os dados, o Vestibular 2012.2 recebeu 13.507 inscrições.

Concorrência
O curso de Medicina é o que registra maior concorrência, com 146,14 candidatos disputando cada uma das 28 vagas disponibilizadas. Em seguida vem Direito com 47,25 candidatos/vaga; Engenharia Civil com 43,86 candidatos/vaga; Enfermagem com 34,21 candidatos por vaga, e Engenharia Ambiental com 18,21 candidatos/vaga.

Indígena
Na concorrência pela cota indígena, Medicina também é o curso mais procurado, com 11 candidatos por vaga (são duas vagas pela cota). O curso de Direito vem em segundo, com 5.5 candidatos por vaga; Enfermagem, com 2 candidatos por vaga; Pedagogia um candidato por vaga e Engenharia Ambiental registra também com um candidato por vaga. A UFT reserva 5% do total de vagas para a cota indígena.

Enem
Com relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (SiSU/ENEM), A UFT reserva 25% das vagas oferecidas em cada curso, especificamente, aos candidatos que se submeterem às provas do SiSu/ENEM, com exceção do curso de Arquitetura e Urbanismo.