Gil Carvalho
A recuperação de mais de 75 quilômetros de estradas vicinais anunciada nesta semana pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, deverá beneficiar dezenas de moradores dos povoados e produtores rurais que dependem da vicinal para escoamento da bacia leiteira, dos produtos agrícolas e o transporte de alunos à sede do município de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão.
O vereador Richard Silva (DEM), que solicitou por meio de indicação a revitalização de estradas vicinais, inclusive a que interliga os povoados Vila Conceição I à Vila Conceição II; e do Açaizal dos Pernambucanos ao Centro, comemora a assinatura da ordem de serviço de recuperação das estradas vicinais em Imperatriz.
A garantia é que a estrada dos povoados Lagoa Verde ao Centro Novo, com aproximadamente um quilômetro de extensão, será asfaltada por meio de parceria entre a Prefeitura de Imperatriz e o Governo do Maranhão. A obra, diz o vereador, é um desejo antigo dos moradores que clamam pelo pavimento asfáltico, melhorando a qualidade de vida daqueles que residem às margens da estrada que, depois de concluída, deverá eliminar a poeira e a lama.
De acordo com o cronograma, serão revitalizadas as seguintes estradas vicinais: Km 1700 a São Félix e a do Imbiral; Açaizal dos Pernambucanos ao Centro Novo; Jiboia, Vila Conceição II, riacho do Meio, Água Boa, Cajueiro, Cavalo Morto, Mãozinha à BR-010; vilas Conceição I e II, e do Olho D’Água dos Martins a Vila Conceição I.
Também serão contempladas pelo conjunto de obras as estradas vicinais das localidades de São José da Matança, São Francisco do Açaizal, Altamira a Estrada do Arroz, além das conexões do Centro das Curicas a Petrolina; Varjão a Furtuoso e a Petrolina. “O secretário de Agricultura, José Fernandes, dispõe de um mapa com todas as estradas vicinais que serão recuperadas pelo Governo do Estado”, disse.
O vereador Richard Silva destacou na tribuna “Freitas Filho” o empenho do secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, em viabilizar condições para melhorar as estradas vicinais que são consideradas a ‘espinha dorsal’ para garantir o escoamento da safra agrícola que é produzida na zona rural de Imperatriz.
“Ele (Clayton Noleto), com grande humildade, vem mostrando ações no município de Imperatriz, bem como em todo o Maranhão, valorizando os pequenos povoados, locais onde as pessoas mais sofrem devido à falta de estrada vicinal, embora produzam muito para garantir o abastecimento e a produção de alimentos”, finalizou.
Comentários