Numa promoção da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (ADECON), com apoio da Prefeitura Municipal de Imperatriz, da Associação Comercial e Industrial e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), será realizada em 11 de novembro de 2011 a vigésima terceira edição do Encontro sobre o Corredor Centro Norte.
O assunto principal é o papel da região de Imperatriz na consolidação de uma infraestrutura logística, industrial e de transportes que consolide a capacidade produtiva dessa imensa região de nosso país.
A promotora
Desde 1989 atuando na região leste do Mato Grosso e depois de 2000 promovendo os encontros sobre o Corredor Multimodal Centro Norte, a ADECON chega a Imperatriz convicta de que está no caminho certo e que a opção pelo “rumo norte” viabiliza logisticamente a produção em todo o centro oeste e ainda leva desenvolvimento e novas opções para todos os estados da área de abrangência do corredor: Mato Grosso, Pará, Goiás, Tocantins e Maranhão, além de atingir outros estados limítrofes.
A ADECON defende historicamente a infraestrutura como indutora de desenvolvimento sustentável. Assim lutou e luta pela implantação da Hidrovia do Tocantins Araguaia e as eclusas de Tucuruí, que já entrou em operação comercial, a Ferrovia Norte Sul, a efetivação do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), no Porto do Itaqui, e também a ampliação do Porto de Vila do Conde, alem de terminais públicos ao longo do Tocantins e Araguaia.
Todas as conquistas nesta área demandam novos desafios e não podemos permitir que pequenos obstáculos do presente promovam a subutilização de um patrimônio já alcançado tão significativo. “É necessária solução de continuidade na logística regional para que os agentes econômicos possam planejar seus investimentos e confiar que não haverão mais os retrocessos do passado”, afirma Alberto Polo Pereira, presidente da ADECON.
O evento
O evento já tem confirmadas as presenças do diretor geral da ANTAQ, Fernando Antonio Brito Fialho; dos secretários estaduais de Turismo, Jura Filho; da Agricultura, Cláudio Azevedo; do prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Gilson de Sousa Kyt.
Os temas a serem abordados são Transportes Aquaviários, Ferroviários e Rodoviários, além de Terminais intermodais da Ferrovia Norte Sul e Hidrovia Tocantins Araguaia, dentro da sustentabilidade necessária. Serão debatidos ainda esses aspectos na ótica do Agronegócio, Indústria, Comércio e Turismo, buscando sinergia entre agentes econômicos e potenciais investidores com lideranças da sociedade civil organizada e com autoridades e técnicos dos governos Federal, Estadual e Municipal, que na visão dos organizadores e apoiadores formam o tripé necessário ao desenvolvimento necessário ao Maranhão e ao Brasil.
O público alvo é também a população em geral e em especial os estudantes, já que a questão é importante e afeta a vida e as perspectivas de todos, devendo extrapolar os ambientes técnicos para chegar ao maior número possível de pessoas para que possam melhor planejar suas vidas.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através das fichas remetidas eletronicamente através do endereço agenciaadecon@terra.com.br. Neste endereço também é possível solicitar o formulário. É importante que todos as efetivem até dia 08 de novembro. (Assessoria de Comunicação – ADECON)
Comentários