A VLI, empresa de logística que integra operações em ferrovias, portos e terminais intermodais, apresentou no pátio da empresa, em Imperatriz, as novas locomotivas que vão operar no trecho da Ferrovia Norte Sul (FNS) para dar suporte à demanda de transporte de grãos e celulose na região do corredor Centro-Norte, que interliga os estados do Tocantins e Maranhão. Ao todo, são 18 máquinas, modelo SD70Ace, que chegam pelo modal rodoviário, provenientes da fábrica de Sete Lagos, MG.
Cada equipamento possui cabines climatizadas para dar mais conforto aos maquinistas e modernos sistemas de navegação que seguem os padrões norte-americanos de segurança e redução de poluentes. As SD70ACe têm, 23 metros de comprimento, pesam 180 toneladas e são capazes de tracionar até 120 vagões através dos seus 4.600 HP de potência. Estima-se, também, que com essas aquisições haverá uma economia da ordem de 13% de consumo de combustível em relação às locomotivas antigas.
Com máquinas mais modernas e potentes, a VLI poderá formar trens maiores com menor quantidade de locomotivas, reduzindo a necessidade de manobras para montagens da composição: “Os novos equipamentos proporcionarão a formação de 160 vagões com três locomotivas”, explica o gerente do Corredor Centro-Norte, Fabiano Rezende, acrescentando que para a mesma montagem de trem eram necessárias quatro locomotivas.
Em linha com a estratégia de crescimento no Corredor Centro-Norte, o gerente anunciou a construção de uma oficina de manutenção de locomotivas em Imperatriz: “O plano de negócios da empresa prevê investimentos robustos para a região. Além do aporte em material rodante, também iniciamos as obras para construção de dois novos terminais intermodais voltados para grãos no Tocantins e estamos em vias de começarmos a construção da oficina de manutenção, de locomotivas em Imperatriz. Estamos atentos ao desenvolvimento da região e avançando nas frentes de trabalho para dar suporte a todo esse crescimento”, destaca Fabiano Rezende, gerente do Corredor Centro-Norte da VLI.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Comentários