A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, realizou ontem, 29, uma reunião com autoridades, lideranças locais e população de Davinópolis para tratar sobre o cruzamento de motoristas e pedestres na passagem de nível do Km 87, da Ferrovia Norte Sul, utilizada para o acesso à cidade de Davinópolis.
A iniciativa faz parte de uma série de ações da VLI, voltadas para melhorar as condições de tráfego da entrada do município e a convivência dos moradores com a ferrovia. Dentre as ações já implementadas pela VLI estão as obras de melhorias no acesso alternativo à BR-010, que elimina a necessidade de cruzarem a linha férrea; os reforços nos procedimentos operacionais do tráfego dos trens para evitar suas paradas na passagem de nível; realização de estudos técnicos que buscarão a redução do tempo da passagem do trem por este cruzamento, além de intensificar as atividades de segurança no local.
A VLI presa muito pela relação com a comunidade e a segurança das pessoas, portanto, ações como estas são importantes para a empresa e sempre priorizadas nos mais de 300 municípios por onde ela passa.
Como a VLI controla a subconcessão da Ferrovia Norte Sul, um ativo da União, a empresa não tem autonomia legal para realizar qualquer obra de intervenção na malha ferroviária sem o devido envolvimento da VALEC e dos órgãos federais. Entretanto, a VLI tem se empenhado, na elaboração de diagnóstico e no apoio institucional ao governo municipal pela busca de uma solução definitiva para a travessia da linha férrea, a ser executada pelo Governo Federal.
Para o gerente geral do Corredor Centro-Norte, Fabiano Rezende, "não temos medido esforços para aumentar a segurança de quem cruza a linha da Ferrovia em Davinópolis. Apesar dos desafios serem grandes, porque a realização de obras públicas não depende apenas da VLI, estamos trabalhando no sentido de apontar saídas e continuar a colocar a nossa empresa à disposição. Nosso objetivo é continuar cumprindo nossa obrigação de escoar a produção brasileira para os portos, mas sempre em harmonia com a comunidade e abertos para a busca de soluções rápidas e eficazes".
O líder comunitário Paulo Rogério de Oliveira Neto avaliou a reunião como "100% proveitosa, porque demonstrou o interesse de todos os representantes em contribuir para equacionar a questão do acesso à Davinópolis". Ele destacou a participação da empresa no processo, "a VLI tem se colocado à disposição da sociedade e deixado claro de estamos com o mesmo propósito", afirmou.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.