A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, deu início a uma nova etapa de seu programa de educação ambiental nos municípios de Porto Franco e Palmeirante (TO). Desenvolvido em comunidades situadas próximas às linhas férreas operadas pela companhia, o Atitude Ambiental busca incentivar práticas sustentáveis e ampliar a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente.
Desde 2009, o projeto é desenvolvido em instituições públicas de ensino em municípios do Tocantins e do Maranhão, áreas de abrangência da Ferrovia Norte Sul, administrada pela VLI. Cerca de 6 mil pessoas, incluindo empregados da própria empresa e membros da comunidade escolar, como alunos, professores, pais e vizinhos, já foram envolvidas em ações realizadas pelo programa de educação ambiental.
A nova fase do Atitude Ambiental conta com a ampla participação de diversos segmentos da comunidade, em sua maioria representantes dos setores público, privado, ONGs e associações comunitárias. Por meio da iniciativa, são promovidas palestras e oficinas que abordam, por exemplo, temas relacionados ao uso consciente da água e descarte correto de resíduos. Distribuídos em grupos, os participantes trocam experiências e articulam ações práticas que possam ser aplicadas em seu cotidiano.
O objetivo das atividades é, a partir das discussões, elaborar um diagnóstico socioambiental participativo, pontuando as principais necessidades e oportunidades de melhorias nas localidades. A expectativa é que os integrantes se transformem em semeadores de práticas sustentáveis e que nos próximos meses o programa de educação ambiental possa estender-se para outros municípios.
Avançar em ações e estratégias que assegurem a cultura e a construção do desenvolvimento sustentável é o compromisso que marca a participação da VLI nas comunidades onde atua. Além dos estados Tocantins e Maranhão, o Atitude Ambiental também é promovido em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.