Ontem, a VLI divulgou nota de esclarecimento sobre o acidente envolvendo um trem e uma carreta carregada de gado, na zona rural de Paraíso do Tocantins. Abaixo a íntegra:
Nota de Esclarecimento
A VLI, empresa que administra a Ferrovia Norte Sul, informa que registrou hoje (2) de madrugada, uma colisão entre um caminhão e um trem da empresa, em uma passagem de nível na zona rural de Paraíso do Tocantins. O trem já se aproximava quando o motorista do caminhão tentou transpor a linha e o veículo acabou parando em cima dos trilhos. O maquinista acionou os freios de emergência, mas não houve tempo hábil de parar o trem. Devido ao seu peso, após acionamento dos freios, um trem pode percorrer até um quilômetro antes de parar completamente. Por isso o código brasileiro de trânsito determina que a composição ferroviária tem preferência de passagem nesses cruzamentos.
A empresa esclarece ainda que foram executados todos os procedimentos de segurança recomendados na aproximação do cruzamento, como a redução de velocidade e o acionamento da buzina e dos faróis para alertar sobre a aproximação do trem.
Por volta das 14h50, após a retirada do caminhão da linha férrea, a via foi liberada para circulação”.
Comentários