A VLI, empresa que oferece soluções logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, foi avaliada como a melhor empresa do setor de infraestrutura do país pela revista Época Negócios, no anuário Época Negócios 360º. A cerimônia de premiação e o lançamento do anuário, que está em sua 5ª edição, aconteceu na noite da última segunda-feira (1). A VLI já havia se destacado neste ranking no ano passado, quando foi eleita a terceira melhor neste segmento.
O prêmio é fruto de uma parceria técnica entre a revista, a Fundação Dom Cabral e a Boa Vista SCPC, que analisa o desempenho das empresas e escolhe as 300 melhores companhias do país, de acordo com a soma da pontuação em seis aspectos da gestão chamados de “dimensões”: desempenho financeiro, práticas de RH, responsabilidade socioambiental, governança corporativa, capacidade de inovar e visão de futuro (planejamento estratégico). Dessa forma, são escolhidas as campeãs em 27 setores da economia e em cada uma das seis dimensões avaliadas.
Além da pontuação gerada pela pesquisa, as campeãs setoriais passaram pelo crivo de um júri formado por Darcio Oliveira, diretor de redação de Época Negócios, Ricardo Siqueira Campos, diretor da Fundação Dom Cabral, e por um conselho de notáveis – especialistas em cada uma das dimensões usadas para formar o ranking das 300 melhores empresas.
Primeiro lugar do setor de infraestrutura, a VLI se destacou principalmente na dimensão capacidade de inovar, obtendo a maior pontuação do setor. Entre as diversas ações realizadas pela empresa neste sentido estão a promoção de fóruns internos de inovação, estímulo para participação de fóruns externos e incentivo ao desenvolvimento de ideias.
A participação dos empregos no processo de inovação da empresa é um ponto a se ressaltar. A VLI possui seis programas de melhoria contínua que incentivam a participação dos profissionais da empresa no processo de desenvolvimento de ideias. Uma premissa de todos esses programas é que os empregados concorrem a premiações com projetos que eles próprios implantam e que já tenham resultados observados em pelo menos três meses. Essas melhorias vão desde processos simples que impactam o dia a dia do trabalho até projetos que geram soluções patenteadas para a empresa, como a criação do DCA (detector de cauda automático). Só em 2016, mais de 700 projetos com propostas de melhorias foram apresentados pelo público interno da VLI.
Estamos muito felizes com esse que é o primeiro grande prêmio da VLI. Nossa empresa é nova e estamos traçando um caminho de aprendizagem, mas sermos escolhidos como a melhor empresa de infraestrutura do Brasil já é um grande reconhecimento do trabalho dos nossos profissionais e servirá de combustível para superarmos todos os desafios desse e dos próximos anos, ”, disse o diretor presidente da VLI, Marcelo Spinelli.
Atualmente, a VLI está executando um plano de investimentos de R$ 9 bilhões que tem o objetivo de tornar as operações da empresa ainda mais eficientes. O capital vem sendo aplicado na construção de terminais intermodais de transbordo de carga, na ampliação da atuação portuária da companhia, na compra de material rodante, e na modernização das linhas férreas. Por meio da consolidação dessa integração entre modais, será possível aumentar a produtividade em corredores logísticos estratégicos para o escoamento de cargas do país. No corredor Centro-Norte, que engloba os Estados do Maranhão e Tocantins, a VLI prevê investimentos robustos, como a recente inauguração de dois terminais de cargas no Tocantins e a construção do ramal ferroviário de acesso ao Tegram, no Porto do Itaqui, capital maranhense. O montante que gira em torno de R$ 1,7 bilhão de reais ainda inclui a aquisição de novas locomotivas e vagões, a construção e ampliação de pátios de cruzamento de trens ao longo da FNS e a construção de uma oficina de manutenção ferroviária no Maranhão.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
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