Criado em 1998, o Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direito Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), passou, recentemente por uma transformação, se tornando uma Gerência, modelo administrativo do Executivo. A mudança deu mais autonomia aos Vivas que já comemoram os bons resultados, sobretudo, no atendimento prestado à população.
A Secretária de Estado de Direito Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, define o Viva Cidadão como um fortalecedor do exercício da cidadania dos maranhenses. “Facilita o acesso da comunidade a ações de qualidade na prestação de serviços públicos”, enfatizou.
Segundo pesquisa recente, feita pelo órgão, baseada em dados colhidos por quase 60 mil pessoas, 76,78% da população consideraram o atendimento nos Vivas, no mês de abril, ótimo; 21,89% classificaram o atendimento como bom. E menos de 1,5% acharam o atendimento do órgão regular. Somente em abril deste ano, 188.433 pessoas receberam algum tipo de atendimento em uma das 27 unidades (fixas ou móveis).
As unidades são divididas em: 12 Fixas (Praia Grande, João Paulo, Jaracati, Imperatriz, Carolina, Presidente Dutra, São Bento, Caxias, Balsas, Açailândia, Santa Inês, Pinheiro), três Anexos que são Unidades de pequeno porte (São José de Ribamar, Maternidade Marly Sarney e Benedito Leite) e 12 Móveis (nove Rodoviárias, uma Ferroviária e duas Alternativas).
De acordo com o gráfico de atendimentos das unidades do Viva Cidadão, de fevereiro de 1998, quando foi instalado, até abril deste ano, foram realizados 21.031.224 atendimentos. A unidade mais antiga, que fica na Praia Grande, foi também a que mais recebeu a população: mais de sete milhões de pessoas durante este período. Na pesquisa de satisfação 66,91% das pessoas consideram o atendimento do Viva Cidadão ótimo, levando-se em consideração o período de 1998 a 2012.
A população atendida aprova o trabalho. “É bem perto da minha casa, dá para resolver diversas coisas em pouco tempo”, afirmou a dona de casa Elizabeth Cardoso, moradora do João Paulo.
Acompanhamento
O Viva Cidadão possui um sistema permanente de acompanhamento e avaliação de todas as suas ações para corrigir e prevenir possíveis falhas ou distorções, potencializando os resultados das áreas de Gestão e da prestação de serviços, sendo assim certificado com o ISO 9001:2008, de Qualidade no atendimento, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A eficácia do Sistema de Qualidade do Viva Cidadão é monitorada por meio de Auditorias Internas e Externas da Qualidade, além disso é realizado o acompanhamento da satisfação do cliente-cidadão com as avaliações dos atendimentos manuais ou no totem multimídia e formulários de sugestão, reclamação e elogio, trabalhando para manter o índice de satisfação do cliente acima de 91%.
“O Governo do Estado está trabalhando para que o maranhense tenha cada vez mais acesso aos seus direitos, prova disso é o fortalecimento dos Vivas e o resultado do trabalho desempenhado pelas equipes. A Sedihc, agora responsável pela Gerência do Viva Cidadão, continuará empenhada para garantir mais cidadania a toda a população”, finalizou a secretária Luiza Oliveira.
As unidades móveis do Viva Cidadão estão, neste mês de junho, nos municípios de: Pedreiras (até dia 10), Arame (até dia 15), Humberto de Campos (até dia 17), São Pedro da Água Branca (até dia 17), Governador Edson Lobão (até dia 17), Cantanhede (até dia 18), São João dos Patos (até dia 18), Olinda Nova do Maranhão (até dia 18), Miranda do Norte (até dia 18), Peritoró (até dia 18), e Lago da Pedra (até dia 24). (Adailton Borba)
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