Hemerson Pinto

Todos em território maranhense, segundo edital de número 1/2015 publicado em 07 de outubro de 2015 no Diário Oficial da União. De acordo com as informações prestadas pela Fundação Nacional do Índio sobre a seleção de imóveis rurais para a aquisição por compra e venda destinados à constituição de Reserva Indígena do povo Timbira-Krenyê, que atualmente vive na periferia do município de Barra do Corda e foi representado por um grupo de indígenas que fez protesto recentemente na Funai de Imperatriz.
A luta por espaço para desenvolver o modo de vida, a cultura, tradições e os costumes do grupo é antiga, iniciada quando o território histórico Krenyê deixou de oferecer condições socioambientais.
Os municípios que podem participar do processo são: Amarante do Maranhão, Arame, Barra do Corda, Carolina, Estreito, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lajeado Novo, Marajá do Sena, Montes Altos, Porto Franco, Santa Luzia, São Domingos do Azeitão, São João do Paraíso, São Pedro dos Crentes, Sítio Novo, Tuntum, Fernando Falcão e Mirador.
Podem participar da seleção para a venda de terras à Funai pessoas físicas ou jurídicas proprietárias de imóveis rurais que tenham as seguintes características: a existência de bioma conservado de Cerrado de transição para Amazônia, a fim de garantir os recursos naturais necessários ao bem estar e às atividades produtivas tradicionais desse povo; a existência de cursos d’água e fontes de água potável no imóvel; a existência de solo fértil e agricultável na maior parte do imóvel, com vistas a garantir a subsistência e segurança alimentar da comunidade e a proximidade com demais terras indígenas. (Com informações: Funai)