O coordenador Paulo André (Vigilância Sanitária) alerta à comunidade sobre os riscos de consumir produtos com prazo de validade vencido no comércio de Davinópolis

Gil Carvalho

Davinópolis – Produtos alimentícios com prazo de validade vencido estão sendo apreendidos durante fiscalização realizada pelos técnicos da Vigilância Sanitária de Davinópolis – 10 km de Imperatriz. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo coordenador do órgão, o biomédico Paulo André.
Segundo ele, o trabalho é considerado positivo e tem recebido o apoio do município e da comunidade que tem acompanhado a atuação dos fiscais da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde (Semus). “Temos realizado atualmente um trabalho de levantamento dos estabelecimentos comerciais, bem como a apreensão de mercadorias com prazo de validade vencido”, disse.
Ele ressalta que “esse trabalho é uma ação contínua, porém semestralmente tem sido desenvolvida uma campanha de conscientização junto aos proprietários e funcionários dos estabelecimentos comerciais para que fiquem atentos quanto ao prazo de vencimento dos produtos”. “O objetivo dessa ação é conscientizá-los (comerciantes) e evitar que a população consuma produtos estragados”, alerta.
Paulo André observa que durante a fiscalização os produtos verificados com prazo de validade vencido são retirados das prateleiras dos supermercados e mercearias, emitido o termo de apreensão e incineração das mercadorias na Vigilância Sanitária. Em caso de reincidência, o comerciante será autuado, poderá ter o alvará de funcionamento suspenso e o comércio lacrado.
Perigos – O coordenador alerta à população davinopolense quanto aos riscos de consumir produtos com data de validade vencida, causando sérios danos à saúde da pessoa. “Nós orientamos a comunidade para que observe atentamente o prazo de validade dos produtos; essa é uma questão cultural onde temos conversado com os empresários para que orientem os funcionários para que verificam os prazos dos produtos e, caso estejam vencidos, retirem das prateleiras”, finaliza.