Belém-PA - O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou, nessa segunda-feira (26), em Belém, de reunião do Fórum dos Governadores dos Estados da Amazônia Legal, que teve como objetivo discutir o desenvolvimento sustentável da região. O foco dos debates foi a construção de uma proposta comum a ser apresentada pelo bloco dos governos da Amazônia Legal na Conferência Rio+20, que acontecerá de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
Washington Luiz, que representou a governadora Roseana Sarney no encontro, estava acompanhado do secretário de Estado de Fazenda, Cláudio Trinchão, e da secretária-adjunta de Meio Ambiente, Lorena Saboya. Esta foi a segunda reunião preparatória para a criação da “Agenda Amazônica”. A primeira, realizada, também em Belém, em maio do ano passado, teve a participação do vice-governador.
“O Maranhão está engajado nessa proposta conjunta, que está sendo construída pelos Estados da Amazônia para apresentação na Rio+20”, afirmou Washington Oliveira.
Participaram do encontro dessa segunda (26), além do vice-governador do Maranhão e do governador do Pará, Simão Jatene, anfitrião do Fórum, os chefes dos executivos estaduais do Mato Grosso, Silval Barbosa; do Acre, Tião Viana; de Roraima, José de Anchieta Júnior; do Amapá, Camilo Capiberibe; e os vice-governadores do Tocantins, João Oliveira; e de Rondônia, Airton Gurgaez. Também presente o secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani.
O vice-governador Washington Luiz afirmou que o Maranhão, como estado que integra a Amazônia Legal, participará ativamente das discussões na Rio+20, levando como contribuição, o trabalho que vem realizando, visando o desenvolvimento sustentável da região. “Além das discussões, o Maranhão participará com estande na Conferência Rio+20, onde serão expostos o trabalho que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de meio Ambiente (Sema) e sociedade civil organizada vêm realizando visando a preservação ambiental o desenvolvimento sustentável”, declarou o vice-governador.
Os temas em discussão na Rio+20 serão centrados em três pilares: econômico, social e ambiental. E como a região é referencial central no debate das questões ambientais mundiais, a proposta dos Estados é uniformizar o discurso em prol do desenvolvimento sustentável da região.
Washington Luiz defendeu ainda realização permanente e com maior frequência do Encontro de Governadores da Amazônia Legal, por entender que é o Fórum apropriado e legítimo para discussão dos problemas da região. E que esse debate tenha também a participação também do Governo Federal, por meio do Ministério do meio Ambiente e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Sobre a Rio+20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
O evento é assim conhecido porque marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas, na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Comentários