Vice-governador Washington Luiz Oliveira e reitor Natalino Salgado durante visita ao Instituto de Engenharia Elétrica da Ufma

Sucesso internacional, o projeto de Bombeamento Solar, desenvolvido por uma equipe do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Maranhão (Ufma), foi apresentado, nessa quinta-feira (21), ao vice-governador Washington Luiz Oliveira, durante visita ao Instituto de Engenharia Elétrica da Ufma acompanhado do reitor Natalino Salgado.
“É um orgulho saber que estudantes e professores da Ufma estão investindo em pesquisa e construindo projetos como esse”, declarou Washington Luiz. Ele disse que o sistema criado está em acordo com o momento atual em que programas federais, como o Água Para Todos, está sendo desenvolvido para melhorar a qualidade de vida das populações mais carentes.
“Essa é uma ideia que precisa ser aproveitada pelo poder público para beneficiar as nossas comunidades mais carentes com abastecimento de água”, ressaltou. Ele aponta como vantagens o baixo custo do investimento e o potencial maranhense de produzir bastante sol.
O projeto, desenvolvido por três alunos e supervisionada pelo professor Doutor Luiz Antonio de Souza Ribeiro, ficou em primeiro lugar na competição internacional Future Energy Challenge (IFEC).
O equipamento otimiza o uso eficiente de energia elétrica em locais isolados usando um conversor eletrônico capaz de acionar uma bomba d’água a partir de um painel solar de 205 W, o suficiente para abastecer uma família de quatro pessoas. “Vencemos o desafio criando um conversor eficiente, barato e robusto para atender comunidades isoladas no tratamento e bombeamento d’água. Mostramos para o mundo que temos capacidade de produzir algo relevante na área”, ressaltou Luiz Antonio Ribeiro.
Além de apresentar maior eficiência energética, o projeto maranhense é de baixo custo sendo capaz de solucionar os problemas de bombeamento e filtragem de água emergencial e em locais isolados como, por exemplo, ilhas. “Esse é um equipamento que pode ser instalado em qualquer lugar do Brasil e do mundo de forma econômica”, acrescentou.
O sistema desenvolvido apresenta todas as características e vantagens necessárias para se tornar um produto comerciável e contribuir para o avanço de sistemas de filtragem e bombeamento de água a partir de painéis solares.
Para o reitor da Ufma, Natalino Salgado, a iniciativa representa uma inovação, pois abre a possibilidade de sair do laboratório para uma aplicabilidade dentro da sociedade. “Esse é o papel das universidades, pesquisar e aplicar seus conhecimentos, a sua inovação tecnológica em favor das comunidades. É um desafio, mas a Ufma vem crescendo muito nesse sentido”, ressaltou. (Cláudia Martins)