O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou, na tarde dessa quinta-feira (25), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, do Seminário de Lançamento Estadual da 4ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O principal tópico discutido durante no encontro foi o de difundir as metas dos ODM entre os representantes dos municípios.
O representante da secretaria-geral da Presidência da República, Luiz Soares, esteve presente. “Este evento representa um chamado para a sociedade civil participar dos desafios estabelecidos pela ONU para que possamos melhorar a qualidade vida dos brasileiros”, disse o representante do Governo Federal.
Washington Oliveira destacou a importância da discussão que o ODM proporciona para o desenvolvimento sustentável dos municípios. “No Maranhão temos um Núcleo Estadual dos ODM que tem feito um trabalho incansável de difundir as metas. Nosso desafio é levar essas discussões aos municípios, envolvendo as prefeituras no projeto”, afirmou o vice-governador.
Participaram, também, do encontro os prefeitos Nilton Lima (Anajatuba) e Raimundo Nonato Sampaio (Zé Doca); os secretários de Estado Francisco Gomes (Desenvolvimento Social) e Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional); o representante do Núcleo do Maranhão de Disseminação das ODM, Nan Sousa; o superintendente do Banco do Brasil no Maranhão, José Avelar Matias Lopes; o gerente regional da Caixa, Emílio Murad; e as representantes do Movimento Nacional de Cidadania e Solidariedade, Inalda Barros Becker, e a do Bem-Estar Familiar no Brasil (Bemfam), Maria das Graças.
O objetivo da premiação, conforme explicou o representante da Secretaria Geral da Presidência da República, é valorizar e reconhecer publicamente práticas sociais desenvolvidas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam com o alcance das metas do milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, com o apoio de 191 nações. Ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Ao todo são oito as diretrizes da ODM que visam incentivar e reconhecer projetos sociais. São elas: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
“As metas têm que ser entendias como fundamental e para que consigamos concretizar esses objetivos temos que nos comprometer com uma política de planejamento”, adiantou Nan Sousa, representante do Núcleo Maranhense de Disseminação do ODM.
As inscrições para a 4ª edição do Prêmio ODM Brasil, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 31 de outubro. O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 pelo governo federal - por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República - pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos) e ocorre a cada dois anos.
O prefeito de Anajatuba, Nilton Lima, ressaltou que os ODM representam uma ferramenta norteadora das políticas públicas que estimulam a realização de ações direcionadas nas áreas de educação, saúde, entre outras. “Sou um em entusiasta dos Objetivos do Milênio e estou tentando alinhar o município a essas metas”. Anajatuba participou da última edição do Prêmio ODM Brasil com um trabalho de educação escolar, na contribuição da diminuir da evasão escolar.
Publicado em Regional na Edição Nº 14187
Comentários