Coordenadora da pesquisa, Cândida da Costa, apresentou os resultados da pesquisa sobre o atendimento socioeducativo

O vice-governador Washington Luiz participou, nesta quinta-feira (12), no auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) do seminário de socialização dos resultados da pesquisa estadual sobre atendimento socioeducativo no Maranhão, realizada por professores da universidade.
Acompanhado do reitor da Ufma, Natalino Salgado, o vice-governador destacou o papel da universidade na promoção da pesquisa e extensão. “Foi uma imensa satisfação para o Governo do Estado, receber da universidade uma pesquisa tão significativa para o desenvolvimento do Maranhão. A academia cumpre seu papel de extensão à comunidade”, apontou.
Durante o seminário, que acontece até esta sexta-feira (13), Governo do Estado, Universidade e entidades da sociedade civil assinam um Termo de Compromissos para melhorar a efetividade do Sistema de Atendimento Socioeducativo no Maranhão.
Em relação à agenda de compromissos para o atendimento socioeducativo no estado, Washington Luiz ressaltou que o Governo do Estado reuniu secretários de Estado para conhecerem o Termo de Compromisso que visa melhorar o atendimento socioeducativo no Maranhão. “É urgente a necessidade de resgatarmos a dignidade de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, porque eles precisam retornar à sociedade como homens e mulheres que encontrem opções dignas de vida”, enfatizou.
O reitor Natalino Salgado falou da importância da pesquisa realizada pelos professores da Ufma para adoção de políticas públicas para crianças e adolescentes. “É um trabalho amplo de pesquisa que com certeza irá subsidiar um as políticas para uma área estratégica, que é tratamento com as crianças e adolescentes, responsáveis pelo futuro do nosso país”, ressaltou.
A coordenadora da pesquisa e professora do Departamento de Serviço Social da Ufma, Cândida da Costa, explicou que o seminário para divulgação dos resultados foi dirigido aos órgãos públicos e demais entidades que trabalham na área a fim de discutir os dados e firmar uma agenda de compromissos para melhoria do Sistema de Atendimento Socioeducativo no Maranhão.
“Esta é a primeira pesquisa mais abrangente já realizada no país sobre o tema. A universidade está divulgando o resultado para que gestores públicos façam uso desses dados na elaboração de políticas”, afirmou.
Para a coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini, Maria Ribeiro, a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de trabalhos na área. “Que possamos a partir daqui avançarmos em políticas de defesa à criança e o adolescente”, finalizou.
Participaram também do seminário os secretários de Estado dos Direitos Humanos, Luiza Oliveira; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; e de Desenvolvimento Social (em exercício), Olga Calvet; o adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Roberto; e a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Floripes de Maria Silva Pinto.