Vice-governador Washington Luiz Oliveira na entrega de equipamentos para as feiras livres

São Luís - O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou, na quarta-feira (14), na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Porto do Itaqui, em São Luís, da entrega de equipamentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para fortalecimento das feiras livres e permanentes de comercialização da agricultura familiar no Maranhão.
Washington Oliveira, o delegado regional do MDA/MA, Ney Jeferson, e o secretário de nacional de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Souza, fizeram a entrega de 80 barracas e 64 balanças para comercialização de produtos da agricultura familiar e assentamentos da reforma agrária para três territórios maranhenses: Vale do Itapecuru, Cocais, Campos e Lagos, além de 20 famílias do município de Dom Pedro.
“O Governo do Maranhão é parceiro do Governo Federal nas políticas sociais e de desenvolvimento agrário. É necessário envolver todos os entes federados para instrumentalizar a agricultura familiar e os assentamentos da reforma agrária para que intensifiquem a produção e comercialização no estado”, destacou o vice-governador.
Jerônimo Sousa informou que o Ministério pretende fortalecer ainda mais a parceria com o Governo do Estado, sobretudo, no que diz respeito à territorialização. “Queremos juntos ampliar as políticas públicas do estado na área da agricultura familiar e essas ações como a entrega de bens e equipamentos às famílias estão conjugadas com o Programa Brasil sem Miséria, em uma parceria entre os governos federal e estadual”, afirmou.
O superintendente da Conab no Maranhão, Francisco de Assis Farage Fonseca, disse que o Governo Federal investirá no estado R$ 65 milhões em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para reestruturação da Conab. “A parceria entre Conab, Estado e MDA sempre foi muito boa em relação à agricultura familiar”, ressaltou.
Beneficiário das barracas e balanças entregues pelo MDA, João Batista, do município de Dom Pedro, destacou que a agricultura familiar é vista hoje pelo governo como instrumento de desenvolvimento. “Essas ferramentas servirão para vendermos ainda mais nossos produtos. É um desenvolvimento para o pequeno produtor”, disse.
A aquisição de bens e equipamentos para estruturação de feiras fixas pelo MDA foi feita através de recursos do o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e integra o projeto de revitalização da Companhia Nacional de Abastecimento.
Conforme o agente estadual de Dinamização Econômica, Sayd Rodrigues Zaidan, o projeto consiste em otimizar no Estado a parceria que já foi constituída em âmbito nacional entre o MDA e a Conab, e tem como foco o apoio ao fortalecimento dos sistemas de comercialização tanto de bens quanto de serviços produzidos em unidades familiares no meio rural. (Ricardo Milán)