São Luís - O vice-governador Washington Luiz prestigiou, nessa sexta-feira (1º), o encerramento da Formação de Dirigentes das Casas Familiares Rurais (CFR) do Maranhão, que aconteceu na Casa Rural de São Luís, localizada na comunidade Quebra Ponte, zona rural da capital. Com a participação de presidentes e coordenadores das 20 CFRs do estado, o encontro objetivou o planejamento pedagógico para o ano de 2013.
Acompanhado do delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão, Ney Jeferson Teixeira, o vice-governador destacou a importância da parceria entre o Estado e a sociedade civil organizada. “A Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Arcafar), firmou convênio, em 2012, com o Governo do Estado para o apoio às casas numa demonstração de que é fundamental a parceria entre a sociedade civil e o poder público”, informou.
Washington Luiz reafirmou o compromisso do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a ampliação do trabalho das Arcafar no Maranhão no campo da educação.
O presidente da Casa Familiar Rural do município de Barreirinhas, Pedro Viana Reis, ressaltou a importância do apoio do Governo para fortalecer a pedagogia da alternância e a agricultura familiar. “O Estado reconhece a importância e apoia a agricultura familiar”.
Ney Jeferson informou aos dirigentes das CRFs que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo) vai abrir cursos para qualificar 30 mil jovens e adultos do campo, para o fortalecimento da agricultura familiar e que o MDA estará junto com a Arcafar neste processo.
As Casas Familiares promovem atividades educativas entre a população rural. O trabalho é desenvolvido com base em dois eixos: Pedagogia da Alternância e da Presença e a Associação das Famílias. O modelo de educação oferece ao jovem adequação para desenvolver-se como empresário rural, melhorar a qualidade de vida dos produtores e da sociedade que o cerca.
Publicado em Regional na Edição Nº 14642
Comentários