São Luís - O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou, nessa terça-feira (25), do I Congresso Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), que aconteceu no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) - Araçagi, reunindo cerca de 300 representantes da APAEs, localizadas em 121 municípios maranhenses.
Durante o encontro, Washington Luiz destacou a importância do trabalho das APAEs no Maranhão. “Sabemos da importância do trabalho desta entidade no estado. Temos acompanhado o esforço do presidente da Federação das Apaes, Jerônimo Ferreira, em prol do fortalecimento dessas atividades no estado. Quero reafirmar meu compromisso em lutar com todos vocês por esse trabalho que estão realizando no Maranhão, essa que é uma luta de todos”, ressaltou o vice-governador.
A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Virna Teixeira, que acompanhou o vice-governador no evento, falou sobre as ações que o Estado vem desenvolvendo na educação especial. “A Seduc possui uma Supervisão de Educação Especial que desenvolve um bom trabalho nessa área e hoje, temos em São Luís, centros especializados de apoio pedagógico às pessoas com deficiências. Há muita coisa ainda para ser feita, mas precisamos da articulação e do apoio dos movimentos sociais para construirmos juntos”, pontuou.
O presidente Jerônimo Ferreira Cavalcanti Filho disse que a participação do vice-governador marcou a presença do poder público no congresso da Apae. Ele afirmou que as pessoas com deficiência têm potencialidades e defendeu a candidatura do Maranhão para sediar em 2013 o Festival Nacional da APAE Nossa Arte.
No congresso que teve como tema “Construir na Diversidade uma Educação para todos”, o presidente da federação da entidade entregou ao vice-governador um documento assinado por membros de 24 APAEs do Maranhão, solicitando o apoio do governo no Conselho Estadual de Educação para o reconhecimento das escolas das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. “Nosso movimento está em 121 municípios, destes 84 têm escolas da APAE”, informou.Ao final do evento, a autodefensora da APAE em Pinheiro, Adriana Monteiro, fez uma homenagem ao vice-governador Washington Luiz, com a interpretação de uma música. Ela também cantou o hino da APAE de seu município, cuja letra e música são de sua autoria.
Publicado em Regional na Edição Nº 14237
Comentários