São Luís - O vice-governador Washington Luiz Oliveira se reuniu, nessa segunda-feira (19), no Palácio Henrique de La Rocque, com membros da comissão executiva local da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro contou com a participação de secretários estaduais e teve como objetivo discutir estratégicas para a realização da 64ª Reunião Anual da SBPC, que acontece de 22 a 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
“Estamos garantindo total apoio ao evento que vai reunir a inteligência maranhense juntamente com o mundo acadêmico brasileiro, além de pesquisadores e cientistas internacionais”, declarou Washington Luiz. Ele ressaltou que, no evento, o Governo do Estado vai estar presente em um grande estande apresentando todas as iniciativas desenvolvidas pelas secretarias. Uma comissão foi definida para discutir a organização dos trabalhos a serem apresentados no espaço. “É um evento grandioso e que vai acontecer num momento importante para a nossa cidade, que comemora 400 anos”, acrescentou o vice-governador.
A estimativa é que o evento reúna 20 mil pessoas/dia em conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também serão realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). O público alvo do evento são cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados.
A reunião também contou com a participação dos secretários estaduais Olga Simão (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Aluísio Mendes (Segurança Pública), José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), Luiza Oliveira (Direitos Humanos e Cidadania), Luis Henrique Bulcão (Cultura), Jura Filho (Turismo), Carla Georgina (adjunta de Comunicação Social), Rosane Guerra (presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - Fapema); o reitor da Ufma, Natalino Salgado; o vice-reitor, Antônio Oliveira; a secretária executiva local da SBPC, Margarete Cutrim; entre outros representantes da comunidade científica.
Edital
Olga Simão revelou que, além de recursos para melhoria da infraestrutura do campus da Ufma e para a realização da SBPC Jovem, o Governo do Estado, por meio da Fapema, também está lançando edital para financiamento de atividades durante o evento. Em dezembro do ano passado, o governo assinou com a Ufma convênio no valor de R$ 1,9 milhão para dotar de infraestrutura necessária a Expo T&C, evento paralelo que acontecerá durante a 64ª SBPC. “Esse é o momento de articular todas as ações a serem desenvolvidas pelas secretarias”, revelou Olga Simão.
O secretário Luis Bulcão garantiu o trabalho de difusão da cultura integrada. “As artes cênicas, música, literatura, dança, todas as culturas populares serão apresentadas nos espaços disponíveis”, declarou. Já o secretário de Turismo, Jura Filho, assinalou que o momento será utilizado para divulgação do potencial turístico do Maranhão. “As belezas naturais, os Lençóis Maranhenses e o rico patrimônio cultural de São Luís serão amplamente divulgados”, ressaltou.
O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, revelou que as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Detran trabalharão em conjunto durante o período para garantir tranquilidade aos participantes do evento. “Atuaremos não apenas no Campus da Ufma, mas também nas áreas turísticas e de maior movimentação. Além disso, estaremos utilizando, em fase de teste, câmeras de videomonitoramento que estarão efetivamente instaladas em diversos pontos de São Luís até o final de dezembro”, anunciou.
O reitor da Ufma, Natalino Salgado, enfatizou que a 64ª SBPC, com o tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, representa um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento. “Esse é um dos maiores eventos científicos da América Latina, requer uma organização eficiente e o apoio do governo estadual tem sido fundamental”, destacou. (Claudia Martins)