São Luís - O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou, na quinta-feira (22), da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (IV CESAN). O evento, que aconteceu no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), no Araçagi, reuniu cerca de 600 delegados eleitos em conferências municipais realizadas em todo o estado.
Presentes, também, os secretários de Estado, Francisco Gomes (Desenvolvimento Social), Catarina Bacelar (Mulher); Claudete Ribeiro (Igualdade Racial); e o Adjunto de Segurança Alimentar da Sedes, Kleber Gomes, que compõem a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
“O Maranhão está debatendo uma questão de extrema importância para o estado com a participação do poder público e dos movimentos sociais. O Governo do Estado está desenvolvendo ações em sintonia com a política federal para o desenvolvimento e distribuição de renda da população”, ressaltou Washington Oliveira.
Ele informou que foi instituída, recentemente, a Câmara Intersetorial para fortalecer as políticas públicas na área da segurança alimentar. Disse ainda que se encontra em fase de elaboração o Plano Estadual de Combate à Pobreza Extrema, em sintonia com as políticas do Plano Nacional de Combate à Miséria do Governo federal.
“São ações do Governo que têm como meta o combate à fome, com o fortalecimento da produção da agricultura familiar e das áreas de reforma agrária”, afirmou o vice-governador.
O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão, Miércio Robert, destacou o apoio do governo do Estado, por intermédio da vice-governadoria, para realização da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. “O vice-governador Washington Oliveira teve um papel fundamental para promoção desse debate no Maranhão, com a realização das conferências”, apontou.

Reunião

O vice-governador Washington Oliveira, juntamente com os secretários de Estado das pastas que compõem a CAISAN (Maranhão), reuniu-se com o secretário executivo da Caisan (Nacional), Onaur Ruano, e os conselheiros do Consea Nacional, Sonia Lucena e Ribamar Araújo. Na oportunidade, eles discutiram as diretrizes do Maranhão para o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. (Ricardo Milan)