O vice-governador Washington Luis Oliveira e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, participaram das ações de encerramento da colheita de feijão do Projeto “Safrinha Solidária”, desenvolvido pela Associação de Produtores de Soja da Região do Baixo Parnaíba (Aprosoja), na terça-feira (23).
O projeto envolveu 13 produtores de soja dos municípios de Chapadinha, Brejo, Anapurus, Buriti e Mata Roma, que plantaram 230 ha de feijão na entressafra da soja para beneficiar 3,3 mil famílias da região. “Os resultados foram acima do esperado pelos produtores e surpreendeu os agricultores beneficiados. O melhor é que não o vemos como um projeto de doação, mas sim de integração entre os pequenos agricultores e os investidores de agronegócios dessa região, com 300 mil habitantes, e tem na agricultura uma das únicas maneiras de se produzir riqueza para a população”, avaliou o vice-presidente da Aprosoja e coordenador do “Safrinha Solidária”, Vilson Ambrósio.
“É uma iniciativa brilhante, um exemplo não só para o Maranhão, mas também para o Brasil, sobretudo porque pode ser uma alternativa para contribuir com a erradicação da miséria no país”, disse o secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo, que pretende levar a experiência para Balsas, outro polo produtor de soja no estado.
O vice-governador Washington Luis Oliveira concordou que o “Safrinha Solidária” pode ser uma das alternativas que o Governo do Estado buscava para combater a extrema pobreza na região. “Uma iniciativa como essa tem que ser estimulada. Queremos que o agronegócio e a agricultura familiar cresçam juntos, e essa é uma boa forma de chegar a essa conquista”, afirmou.
Entrega
A entrega oficial do feijão às comunidades rurais começou no assentamento Morada Nova, em Anapurus. Cada uma das 39 famílias recebeu senhas que foram trocadas por sacos com 20 kg de feijão. A doação foi feita pelo produtor rural Juliano Fontana, que destinou 10 ha de sua propriedade, que produziram 160 sacos de feijão, distribuídos entre as famílias de Morada Nova e do Povoado Água Rica, no mesmo município.
A lavradora Osmarilda Santos Oliveira foi uma das beneficiadas com a doação no povoado Água Rica. Ela contou que o feijão recebido vai alimentar as quatro pessoas de sua família por vários dias. “É um alívio e chegou na hora certa. Vamos poder economizar o dinheiro que íamos gastar comprando o feijão no comércio daqui”, disse.
Depois da entrega nos povoados de Anapurus, a comitiva seguiu para a Fazenda Santa Fé, no município de Brejo, onde acompanharam uma parte da colheita na propriedade. Cerca de 300 pequenos agricultores colheram 180 sacas de feijão caupi nos 10 ha doados para o projeto.
“Estamos muito felizes com o resultado e a repercussão positiva que temos notado, sobretudo com a aproximação com os agricultores da região”, afirmou o produtor rural César Webber, proprietário da Fazenda Santa Fé.
Na Fazenda Santa Tereza, em Brejo, o vice-presidente da Arosoja e coordenador do Projeto Safrinha Solidária, e o produtor rural César Webber, apresentaram os resultados globais do projeto a comitiva estadual e a autoridades locais como prefeitos, secretários municipais, vereadores, presidentes de entidades rurais dos municípios de Anapurus, Brejo, Buriti, Chapadinha e Mata Roma.
No total, foram doadas pela Arosoja 12 toneladas de sementes, distribuídas em 230 ha de 13 propriedades rurais da região. “Tenho certeza de que esse trabalho vai continuar, crescer e ajudar mais pessoas”, declarou o vice-prefeito de Anapurus, Ademar Esteves. (Raquel Araújo)
Comentários