Vice-governador Washington Luiz, secretário Maurício Macedo e o presidente da Fiema, Edilson Baldez

Ao participar do 3º Seminário “Melhores Práticas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF)”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), o vice-governador Washington Luiz reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da indústria, geração de emprego, qualificação e profissionalização da mão-de-obra maranhense.
“O governo tem o entendimento de que é necessário investir na qualificação e profissionalização da nossa gente para ocupar os novos postos de trabalho que estão surgindo no estado; e fortalecer a competitividade industrial maranhense, com a promoção de ações integradas ao setor, que garantam o alinhamento dos produtos e os serviços existentes às necessidades da indústria”, afirmou Washington Luiz.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, ressaltou que 16 empresas são apoiadoras do Programa. Informou ainda que, atualmente, existem 82 empresas maranhenses certificadas pelo Programa de Certificação de Empresas (Procem), e 38 em processo de certificação. “O PDF visa internalizar recursos dentro do estado, gerando mais emprego e renda. Cada trabalhador maranhense empregado equivale a cinco pessoas amparadas”, enfatizou.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, explicou que as empresas que compõem os grupos de certificação farão aportes que chegam a R$ 100 bilhões, até 2017, contando-se apenas os investimentos previstos pela inciativa privada. Isso foi em grande parte impulsionado pela chegada de novos empreendimentos e pela expansão das atividades de grandes e médias empresas que já atuam no estado.
“O que fizemos - nós da Fiema, empresas mantenedoras do programa e o Governo Estadual - foi dar condições às empresas locais de disputar, em igualdade de condições e de competitividade, os contratos de fornecimento que vêm junto com os empreendimentos”, frisou Edilson Baldez.
Dorgival Pereira, presidente do Conselho Gestor do PDF, destacou o apoio da Fiema e do Governo do Estado para criação de oportunidades para todas as empresas e que o Maranhão apresenta um crescimento médio de 14% ao ano. “Isso mostra o tanto que somos representativos no cenário nacional”, apontou.

Seminário
O 3º Seminário “Melhores Práticas do PDF”, que aconteceu na noite de quinta-feira (24), no auditório do Hotel Luzeiros, faz parte das comemorações pelos 12 anos do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), cuja gestão é realizada conjuntamente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e empresas mantenedoras (Vale, Alumar, Ceste, Cemar, MPX e Renosa).
Durante o encontro foi apresentado um case de sucesso por uma empresa maranhense participante da ação, além da certificação de 10 empresas locais no Programa de Certificação de Empresas (Procem), ação do PDF que completa 10 anos em 2012.