João Lisboa - O vereador Roni Marcelino (PPS) solicitou, na última segunda-feira (12), do Poder Executivo Municipal que o mesmo disponibilize ou faça a aquisição de um terreno para a construção de um aterro sanitário para os povoados Bom Lugar e Centro dos Carlos, neste município.
Segundo informações do vereador, o aterro sanitário é um espaço destinado à disposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços, de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados de esgoto.
"A solução mais prática para o problema do lixo gerado pelos referidos povoados seria o conhecido "lixão a céu aberto", porém a Política Nacional de resíduos sólidos, regulamentada pela Lei Nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, prevê, entre outras obrigações, a extinção de todos os lixões (depósito de resíduos a céu aberto) até 2014. Além disso, as pessoas já estão conscientes dos problemas causados pelos lixões, inclusive quando estes se localizam nas proximidades de suas residências".
Roni Marcelino contemporiza que a construção de um aterro sanitário, além de contribuir para o meio ambiente e proporcionar bem estar a toda a população dos povoados supracitados, também poderá ser fonte de renda. (Da Assessoria)