Montes Altos – O vereador Nilton Paixão Gomes (PDT), o Nil Gomes, considera que a gestão municipal deve priorizar nesse segundo mandato a melhoria do atendimento da saúde pública em Montes Altos.
Em plenário, ele defendeu que “é preciso encontrar uma solução para o bom funcionamento dos postos de saúde e discutir a abertura do hospital Casa Alívio do Sofrimento”. “Nós conversamos sobre esse tema na semana passada, onde chegamos a ir para a capital quando aconteceu o encontro de secretários municipais de saúde”, disse.
Nil Gomes assinala que participou de audiência com o vice-governador Washington Luiz (PT), que solicitou apoio para que sensibilizasse a governadora Roseana Sarney para viabilizar a reabertura do hospital “Casa Alívio do Sofrimento”, em Montes Altos.
Ele disse ainda que o diretor do hospital, “Zé do Padre”, conversou com o deputado estadual Antônio Pereira (DEM) e o gestor regional de saúde, Rhênio Pereira, para que viabilizassem meios de reabrir o hospital de Montes Altos. “A regional de Imperatriz disporá de R$ 705 milhões para investimento em saúde pública, onde nesse mês de março querem definir o teto de cada município da região Tocantina”, disse.
Nil Gomes considera louvável que haja um entendimento entre os governos estadual e municipal para viabilização dos recursos para funcionamento do hospital “Casa Alívio do Sofrimento”, gerando empregos e renda à comunidade de Montes Altos. Porém, se não houver esse entendimento, o recurso deixará de vir para nosso município e ficará para Imperatriz, que realizará os procedimentos de saúde.
Perfil - Construído na década de 1970 pelo frei Aristides Arioli, o prédio com boas instalações comporta 100 leitos. Localizado num amplo terreno que domina uma posição estratégica no município, a “Casa Pontifícia Alívio do Sofrimento Dr. Piero Saronio” está abandonada. Nos últimos anos, chegou a servir como um ambulatório, mas atualmente nem abre para simples consultas.
O Maranhão é o estado mais pobre do Brasil. Dos 100 municípios com o menor índice de desenvolvimento humano, pelo menos 60 estão neste estado que divide o Nordeste brasileiro do Norte do País. Na região sul do Estado, o município mais pobre e com imensos problemas de ordem econômica e social é Montes Altos, com população de aproximadamente 10 mil habitantes e IDH de apenas 0,61. [Da Assessoria]
Publicado em Regional na Edição Nº 14642
Comentários