Um ato heroico, de bravura, um gesto louvável o de salvar vidas, foi o que motivou  o vereador Alberto Sousa (PDT),  a ser o  ator da indicação que concedeu nessa quinta-feira (28), uma honraria da Câmara Municipal de Vereadores de Imperatriz ao  Sargento da Polícia,  Francisco da Conceição, que realizou o parto de uma mulher em uma fazenda de difícil acesso em Imperatriz. O policial  lotado  no 3º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão (3ºBPM) foi homenageado por Alberto Sousa e demais parlamentares no Plenário Léo Franklin. 
O sargento Francisco  realizou  na tarde dessa terça-feira (26), o parto de Maria Fernanda, de 18 anos, que deu à luz ao recém-nascido, Samuel.
Alberto Sousa parabenizou ao policial Francisco pelo ato de bravura, e de também,  mostrar sua missão de servir à sociedade. O vereador parabenizou  ainda, a mãe da criança, e toda a equipe do SAMU que deu todo apoio e suporte. "Parabenizo ao policial Francisco pelo ato de bravura, de mostrar sua missão de servir à sociedade. Parabéns para a mãe da criança, que deve receber alta na próxima semana e a toda equipe do SAMU que deu todo apoio e suporte. Uma iniciativa que caracteriza preponderância de solidariedade humana. Parabéns!", destacou o vereador.
O sargento da PM que tem 25 anos de exercício na profissão, falou como se sente após o  ato de bravura. "Deus me concedeu coragem, sabedoria para lidar com a situação. O momento mais difícil foi na hora de cortar o cordão umbilical, mas liguei para o SAMU e recebi orientação. Estou muito feliz por ter ajudado a mãe que tanto precisava de ajuda. Agradeço honraria recebida aqui na Câmara de Vereadores", agradeceu o Sargento Francisco.

Como tudo aconteceu

Em uma situação inesperada, a guarnição da Barreira da Polícia, no Bananal, localizado na BR-010, foi procurada por uma pessoa informando que uma mulher se encontrava em trabalho de parto e precisava de ajuda.
O sargento Francisco deslocou-se a pé a jovem, sendo o primeiro a chegar ao local devido à dificuldade de acesso.  O policial informou que o momento mais difícil foi para cortar cordão umbilical do recém- nascido. Francisco conta emocionado como tudo aconteceu. Seguindo orientações repassadas via telefone pela equipe médica, o Sargento do 3° BPM conseguiu realizar o procedimento de parto, desde a retirada do recém nascido do ventre, até o momento de finalizar o parto com o rompimento do cordão umbilical.
Para remover mãe e filho do local a fim de que pudessem receber o atendimento médico especializado ,foi necessário que o Policial Militar carregasse a criança em seu colo, transpassando obstáculos que nem mesmo veículos traçados conseguiram, entregando ambos à equipe médica que permaneceu em prontidão aguardando a chegada dos pacientes. (Assessoria)