Estreito - “Divulgando a Justiça do Trabalho” é o nome de uma das práticas apresentadas pela Vara do Trabalho de Estreito, durante a I Mostra de Qualidade da Justiça do Trabalho do Maranhão. A ação consiste em visitas aos municípios da jurisdição da VT de Estreito, nos quais são realizadas palestras sobre o funcionamento geral da Justiça do Trabalho e sobre os direitos e deveres dos empregados e empregadores. Na oportunidade, são distribuídos informativos e cartilhas. O projeto tem cinco anos e foi apresentado pelo diretor da vara trabalhista, Luiz Pereira Sales.
Durante sua exposição, Luiz Sales mostrou o registro fotográfico de municípios que receberam a equipe do “Divulgando a Justiça do Trabalho”. As fotografias de Lajeado Novo, São Pedro dos Crentes e Feira Nova apresentavam a estrada de acesso com dificuldade de tráfego. Também houve apresentação fotográfica das palestras realizadas durante as visitas.
A VT de Estreito apresentou ainda a prática “Nova Organização Física Processual”, que consiste em colocar os processos em ordem crescente, identificados e dispostos em pé nos armários. Para isso, foi feito previamente o levantamento físico de todos os processos. Os servidores procederam à identificação com a numeração feita a pincel e fitas coloridas para identificar os processos que estão em execução completa, execução fiscal e execução previdência. Os processos na fase de conhecimento não são identificados por fita. A ação veio contribuir para localização fácil e rápida do processo, eliminação de gavetas; economia de tempo interno e externo e melhoria no atendimento.
A terceira prática apresenta pela vara trabalhista foi a “Humanizando na sala de espera de audiência”. A sala de espera é equipada com televisão, aparelho de DVD, para reprodução de CD, DVD, filmes (programas da TV Justiça e outros). Nos dias de audiência, é servido lanche às partes e advogados. A ação também contribui para dar bem-estar às pessoas que aguardam na sala de espera; e para que as partes e advogados fiquem tranquilos e propensos a acordos.
A Vara Trabalhista de Estreito também demonstrou as práticas utilizadas em seu cotidiano, tais como: prestar um bom atendimento; saber ouvir; ter um ambiente de trabalho emocionalmente sadio. Comemoração de aniversários e confraternizações entre os servidores e juízes são práticas que também servem para estimular a interação entre todos que atuam naquela vara trabalhista.
Luiz Sales disse que é louvável a atitude do Tribunal em reconhecer as boas práticas implementadas pelas varas. “O reconhecimento estimula servidores e juízes a continuarem buscando inovações para melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional”, concluiu.
A Vara do Trabalho de Estreito foi instalada no dia 06 de junho de 2005. Sua sede funciona na Rua São Sebastião, s/n, centro. Leonardo Henrique Ferreira é o atual juiz titular da Vara. Fazem parte da jurisdição da Vara, além de Estreito, Campestre do Maranhão, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Lajeado Novo, Porto Franco, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes.
Email: vtestreito@trt16.jus.br e telefones (99) 3531-7722 e 3531-7722. (Por Wanda Cunha - ASCOM do TRT da 16ª Região)
Publicado em Regional na Edição Nº 14231
Comentários