William Marinho
O prefeito reeleito do município de São Pedro D’Água Branca, Vanderlúcio Ribeiro, e o vice Gilsimar Ferreira Pereira, que tiveram cassados seus registros atendendo a ação proposta pelo candidato a prefeito derrotado Idelfonso Ataídes Alves Freitas por abuso de poder econômico. O promotor eleitoral da 92ª Zona Eleitoral, Marcelo Trovão, acatou o pedido e moveu a Ação de Investigação Judicial Eleitoral.
Na semana passada, dia 21, o juiz eleitoral responsável pela zona, Marcos Antônio Oliveira, declarou a inelegibilidade de Vanderlúcio Ribeiro e do seu vice Gilsimar Pelezinho para o pleito de 2012, além de torná-los inelegíveis para os próximos oito anos.
“Por via de consequências, para cassar os registros de candidaturas e, vias de consequências, os diplomas em face do abuso do poder econômico”.
Imediatamente, o prefeito reeleito e seus advogados recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral com pedido de liminar para a manutenção do seu registro e diplomação. Ele foi atendido e garantiu, assim, a sua posse neste dia primeiro.
O caso vai continuar, desta feita no TRE e, posteriormente, no TSE, com ambas as partes recorrendo a cada decisão judicial. Com o recesso, o mérito da liminar obtida na sexta-feira será apreciado somente a partir de fevereiro.
Comentários