A cidade de Porto Franco mais uma vez se destaca positivamente realizando um dos maiores carnavais do Maranhão, o maior da região tocantina e Maranhão do Sul.
Foram cinco dias de muita folia, sem nenhum incidente grave de violência, graças à organização da prefeitura que, além da PM, disponibilizou segurança contratada e a própria disposição do folião de brincar pacificamente numa grande festa em que participaram turistas de todo o Maranhão e até de outros estados.
Desde o primeiro dia, na sexta-feira, 28, a cidade foi literalmente invadida por milhares de pessoas que lotaram os hotéis e casas que foram alugadas durante a temporada. Em todos os bairros da cidade havia manifestações carnavalescas, sendo que no sábado e na segunda foram os pontos altos da festa.
Sábado saiu pelas ruas da cidade o bloco “Periquito da Madame”, tendo este ano, além dos trios e carros de som, a participação da Jardineira “Do Jeito que o Povo Gosta” com a banda “Carnaval Folia”, tocando as marchinhas dos antigos e recentes carnavais.
Segunda-feira aconteceu o “Encontro dos Blocos”. A programação tomou conta de toda a cidade, iniciando a partir das 12:00h com os blocos “Da Bueira”, O Galo da manhã”, “Bloco da Vovó”, “Os Periquitos da Madame”, “Chicleteiros”, “Os Nemésios”, “100% Você”, “Bloco da Juquira”, “Lobos na Folia”, “DNA” e “Bloco Beija eu” em suas concentrações, com destaque para os dois maiores, “Os Chicleteiros” e “100% Você”, que investiram alto até trazendo bandas de fora para suas concentrações. Por volta das 16:00h, os blocos saíram às ruas do centro da cidade se encontrando nas praças numa grande confraternização carnavalesca.
Todas as noites, o circuito “Praça do Coco/Avenida Valentin Aguiar” teve animação e grande público. As bandas que animaram o Carnaval de Porto Franco 2014 foram: Gargamel, As Elétricas, Bicho Papão, Maria Baiana, Daniel e os Meninos do Recife, Banda Tom de Alerta, Samba na Veia, Banda “U toc”, Banda Carnaval Folia com a Jardineira “do jeito que o povo gosta” e a “prata da casa” Banda Impactus. Todas as bandas foram de qualidade e com um repertório inovador, fazendo o público delirar durante as cinco noites de festa.
O carnaval de Porto Franco foi uma realização da Prefeitura Municipal e teve recursos alocados através de emenda parlamentar da deputada Valéria Macedo (PDT).
A deputada Valéria Macedo disse que “um carnaval da dimensão do de Porto Franco é fruto de planejamento, investimentos sucessivos dos setores público e privado, muito zelo e dedicação do ex-prefeito Deoclides Macedo e agora do atual prefeito Aderson Marinho”, sendo que nos últimos anos, ela própria tem dado sua contribuição com a alocação de emendas parlamentares para ajudar na promoção do evento da cidade que é hoje uma cidade turística importantíssima da região da Chapada das Mesas, especialmente no turismo de eventos.
“Não tenho dúvida que assim o município de Porto Franco, a exemplo do que já faz na Saúde como polo regional de média complexidade e os eventos que realiza como a Expofran, o São João e o Carnaval, presta um grande serviço ao povo de nossa região, ao mesmo tempo atraindo riquezas e desenvolvimento através da indústria do turismo”, disse Valéria, parabenizando o prefeito Aderson Marinho (PDT) e toda a equipe responsável pelo Carnaval de Porto Franco 2014.
Ainda não foram compilados os números do carnaval, mas a Prefeitura faz um balanço positivo do carnaval deste ano. Para a comissão organizadora, o comércio faturou bem e a festa de Momo 2014 em Porto Franco superou todas as expectativas em termos de economia, público e atrações.
“Não temos receio de afirmar: foi o melhor carnaval do Maranhão depois da Capital São Luís”, disse o secretário de Cultura de Porto Franco, Edivan Oliveira.
Durante o período do carnaval, Valéria também esteve presente em Estreito, Campestre e Governador Edison Lobão, quando participou de desfile de blocos e passagem da Jardineira “do jeito que o povo gosta”, uma contribuição sua em parceria com o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, que percorreu vários municípios da região tocantina e Maranhão do Sul em apoio a blocos e outras manifestações carnavalescas. (Assessoria)