Os desafios no tratamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram debatidos em Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A deputada Valéria Macedo (PDT) participou debatendo o papel do parlamentar sobre esse tema. A iniciativa da Audiência foi do deputado Wellington do Curso (PPS).
Valéria Macedo destacou a importância de a sociedade aceitar, acolher e promover a inclusão das pessoas com autismo, assim como o Poder Público, que tem papel relevante no cumprimento dos direitos do autista, sobretudo nas áreas de educação e saúde.
“Existem muitas leis que garantem os direitos da pessoa com deficiência, mas muitas delas não são implementadas pelo Poder Público, embora sejam prioridade os direitos de crianças e adolescentes. Não nos falta vontade em torná-las realidade, mas no governo passado, não obtivemos resposta nesse sentido. Acredito que a atual gestão irá se sensibilizar com essa e outras questões que estamos debatendo”, disse a deputada Valéria.
As propostas para a melhoria na atenção aos autistas serão encaminhadas às autoridades das áreas de saúde e educação.
Participaram da audiência pais e familiares de pessoas com autismo, que reivindicaram melhorias no atendimento as pessoas com autismo, além de educadores, médicos, representantes de Conselhos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional e representantes de instituições que atuam na atenção ao autista.
Publicado em Regional na Edição Nº 15290
Comentários