Em discurso realizado nessa quarta-feira (15), no Plenário da Assembleia Legislativa, Valéria Macedo (PDT) disse que acompanhou, juntamente com o ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, a equipe técnica da Empresa MAK Engenharia, que está fazendo o levantamento dos pontos por onde passará o linhão, partindo da subestação de Porto Franco até Lajeado Novo, que possibilitará a universalização urbana e rural para uma população de sete mil pessoas do programa do governo federal Luz para Todos, executado pela Cemar.
Segundo Valéria, o trecho compreendido será de 45 km de extensão, partindo da subestação de Porto Franco até Lajeado Novo, o qual é atendido atualmente por uma rede derivada do município de Sítio Novo.
“Trata-se de obra das mais importantes do governo federal em parceria com a Cemar, criando as condições para expansão ou mesmo universalização do programa Luz para Todos. Além do benefício social e econômico, o referido linhão resolverá o problema de energia de Lajeado Novo, que atualmente é atendido pelo município de Sítio Novo”, afirmou a deputada.
Valéria ressaltou que desde o seu primeiro mandado vem trabalhando para agilizar essas e outras questões. “Desde que cheguei aqui nesta Casa, em 2011, tenho dado atenção a essa questão e acompanhado projetos do Luz para Todos para as comunidades e povoados do interior do Maranhão, especialmente para a Região Tocantina. Esse resultado positivo é o fruto de muitas reuniões e pedidos feitos desde o meu primeiro mandato”, disse Valéria Macedo.
Ainda em seu pronunciamento, Valéria disse que no âmbito federal, o governo do ex-presidente Lula concebeu ao lado do Bolsa Família, uma das maiores realizações sociais da história recente, o programa Luz para Todos.
“Especialmente para as regiões norte e nordeste, nas quais uma significativa parcela da população rural vivia e vive na escuridão e sem um bem básico para a vida social que a energia elétrica. Aqui no Maranhão, o governador Flávio Dino comprometeu-se, ainda em campanha, com o programa Água para Todos, além de promover o saneamento básico nos municípios mais carentes. Somando os dois programas, teremos uma melhor qualidade de vida”, finalizou Valéria Macedo. (Assessoria)