A Vale inaugurou, no dia 17/12, o maior projeto de mineração de sua história e da indústria da mineração. O evento, realizado na oficina da usina, em Canaã dos Carajás, no Pará, contou com a presença de cerca de 800 convidados, dentre eles o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, além das demais lideranças da empresa e do poder público. O Complexo S11D Eliezer Batista integra produtividade, inovação e respeito às pessoas e ao meio ambiente.
A cerimônia foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro. O empreendimento marca o início de uma nova fase na mineração mundial e traz um novo impulso ao desenvolvimento econômico e social do país, em especial aos estados do Pará e Maranhão. Em seu discurso, o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, reforçou a importância do S11D e fez questão de pedir uma salva de palmas para todos aqueles que contribuíram para a realização do projeto.
O nome do complexo é uma homenagem ao engenheiro Eliezer Batista, que foi presidente da Vale por duas vezes e contribuiu significativamente para o crescimento da empresa. Por motivos de saúde, o grande homenageado não pôde comparecer ao evento, mas enviou um vídeo e uma mensagem emocionante que foi lida pelo empregado Leno Brabo, engenheiro de meio ambiente no S11D.
O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, agradeceu à Vale pela “grandiosidade e coragem de implantar esse grande projeto no município”. O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, que foi representando o presidente da República, Michel Temer, finalizou os discursos com palavras de otimismo. “Empresas como a Vale, que acreditam no Brasil, mostram que o futuro há de ser muito melhor”, completou.
A solenidade foi encerrada com o acionamento de um botão que marcou, oficialmente, a inauguração do Complexo S11D Eliezer Batista. Além do diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, e do prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, também participaram do momento o diretor de implantação de projetos da Vale, Ricardo Saad, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o presidente mundial da Mitsui, Tatsuo Yasunaga, o presidente do Conselho de Administração da Vale Matsuo Genso, e o deputado federal Joaquim Passarinho.
A inauguração do empreendimento, que entra em operação comercial em janeiro de 2017, marca uma história de 15 anos, iniciada em 2001, quando foram feitos os primeiros estudos de capacidade técnica e viabilidade econômica, que levaram à atual configuração do Projeto S11D. A Licença Prévia (LP) saiu em junho de 2012 e, um ano depois, foi emitida a Licença de Instalação (LI). No último dia 9, saiu a Licença de Operação (LO). Hoje, a vida útil da mina do S11D está estimada em 30 anos.
Comentários