A Vale informa que não foi notificada da ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal do Maranhão, não tendo conhecimento da ação em questão.
A empresa reitera que investe constantemente em ações de segurança na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Em 2015, foram realizadas mais de 3.500 mil campanhas de segurança com o objetivo de prevenir acidentes e conscientizar as pessoas sobre uma convivência segura com a ferrovia. Este trabalho é feito por meio de ações educativas nas comunidades em locais como bares e escolas públicas. As campanhas também incluem abordagens a motoristas e pedestres nos cruzamentos oficiais.
Através de seus regulamentos internos e, em atendimento as normas exigidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a Vale cumpre os requisitos de segurança ferroviária nas suas operações. Periodicamente a empresa é fiscalizada pela ANTT, onde são observados fatores de segurança nos trilhos, sinalização de passagens em nível, conservação da ferrovia, entre outros pontos verificados pela agência. Todos os registros de eventos são oficiais e devidamente reportados para a referida agência. (Assessoria)