Vereador Nego da Edna quer disciplinar o uso de celular em instituições financeiras em João Lisboa

João Lisboa – O vereador Raimundo Soares Neto (PHS), o Nego da Edna, apresentará na próxima semana Projeto de Lei que visa proibir o uso da telefonia móvel no interior de agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários na cidade de João Lisboa – 12 km de Imperatriz.
Ele explica que o objetivo da lei, caso seja sancionada pelo Poder Executivo, é evitar que, por meio de ligações feitas por telefone celular, cúmplices de criminosos repassem informações sobre movimentação financeira (saques), possibilitando assaltos e sequestros-relâmpagos.
“Outros municípios, como Imperatriz, já têm a lei. Em João Lisboa, temos uma agência do Banco do Brasil, uma casa lotérica e um banco postal do Bradesco. Mas existe a possibilidade de instalação ainda nesse semestre de uma agência do Bradesco”, justifica.
Nego da Edna diz que, além de proibir as ligações, o projeto também restringe o uso de telefone para mensagens de texto e de voz. “Se o Projeto for sancionado pelo Poder Executivo e se transformar em lei, as agências bancárias e organizações similares deverão afixar informativos, em pontos visíveis, para conhecimento dos clientes a respeito da determinação”, explica.
Segundo ele, em caso de descumprimento, a instituição financeira estará sujeita a multa no valor de R$ 2.500,00 e, em caso de reincidência, de R$ 5 mil, atualizado de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Em busca
de segurança

Ele justifica ainda que a construção do ramal ferroviário, proposto pela fábrica da Suzano, contribuirá com o desenvolvimento de João Lisboa, bem como a obra de duplicação da rodovia Pedro Neiva de Santana (João Lisboa-Imperatriz). “Essa é uma medida preventiva, pois estamos pensando na segurança da comunidade joãolisboense”, finalizou. (Gil Carvalho)