Com um aporte de quase um milhão de reais para a compra de equipamentos e parte do custeio mensal total de R$ 600 mil, o Governo do Estado garantiu a entrega da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Ubirajara Neres Souza, em Açailândia. Localizada na Avenida Santa Luzia, s/n, Vila Progresso, Zona Urbana, a UPA, com cerca de 9 mil atendimentos mensais, alcançará uma população de 289.593 habitantes. Além da compra de equipamentos e do auxílio no custeio mensal, o Governo garantiu, ainda, a urbanização da praça que fica em frente à unidade.
O governador Flávio Dino ressaltou a importância da parceria com o poder público municipal para a execução de obras como essa. “Vi que a conclusão dessa UPA era um anseio da população. Essa obra é fruto de uma parceria entre o governo federal, estadual e municipal e mostra que os resultados aparecem quando a gente se une e emprega bem os recursos públicos. E, assim como vim entregar o quartel da polícia, as viaturas e agora esta unidade de saúde, virei aqui muitas outras vezes para entregar obras como a urbanização dessa praça”, destacou o governador.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou como a UPA contribui para a melhoria da rede estadual de saúde. “Essa é a terceira UPA municipal que a gente ajuda a inaugurar. Esse suporte é dado pelo poder público estadual para possibilitar que essas unidades funcionem e atendam bem a população. Essa obra estava parada há muitos anos e, pela coragem da gestão municipal de pedir ajuda ao governador, estamos aqui hoje para entregar esta UPA que vai mudar a saúde da região”, afirmou.
A UPA municipal, considerada a maior do Brasil do tipo porte II, oferecerá atendimento de urgência hospitalar 24 horas, de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de saúde, assim como as de urgência, disponibilizando as especialidades de clínica médica e pediatra, exames de raios-X, eletrocardiograma (ECG), eletroencefalograma entre outros atendimentos. A previsão é de que, mensalmente, sejam realizados 8.640 atendimentos.
A secretária municipal de Saúde, Kerly Cardoso, contou que a parceria com o poder público estadual é fundamental. “O Governo do Estado se prontificou a mandar recursos para aquisição de equipamentos para que possamos continuar com o compromisso de dar o melhor. A nossa saúde nunca mais será a mesma”, afirmou.
A unidade vai beneficiar pessoas como a dona de casa Francisca Araújo, que mora há 24 anos em Açailândia. “Agora eu estou feliz. A gente que mora aqui fica muito satisfeita porque vai desafogar a outra unidade que temos, pois a demanda aqui é muito grande porque vem gente de vários municípios pra ser atendido. Vai melhorar bastante”, comemorou.
Para o funcionário público José Carlos Viana, a entrega da unidade representa a concretização de um sonho antigo dos moradores. “Moro aqui desde que nasci e posso dizer que a saúde de Açailândia já passou por momentos horríveis. Hoje, graças ao governador e ao nosso prefeito estamos recebendo essa UPA que é um verdadeiro presente para todos nós. Tenho certeza absoluta que com a inauguração dessa unidade, graças à ajuda do governador Flávio Dino, a saúde vai melhorar bastante”, disse.
Além de quatro consultórios, as instalações da UPA de Açailândia contam com 24 leitos, recepção, salas de acolhimento e classificação de risco, posto de enfermagem, salas de urgência, medicação, inalação, coleta, sutura, curativo e gesso. O diretor da unidade, Jofre Ferreira, contou que o objetivo é oferecer serviços de qualidade para a população. “É nosso desejo e do governador Flávio Dino oferecer um atendimento humanizado. Para isso, contamos com uma estrutura adequada para atender de forma ágil sem perder a qualidade”, disse.
Moradores de outros municípios também serão beneficiados com a UPA de Açailândia como Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.
Durante a entrega da UPA Dr. Ubirajara Neres Souza também estiveram presentes a primeira dama de Açailândia, Josélia Santos; o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto; o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo; o deputado estadual, Marco Aurélio Araújo; e a viúva do Dr. Ubirajara Souza, Maria Auxiliadora Souza.
Publicado em Regional na Edição Nº 15695
Comentários